Saiba como calcular a sua aposentadoria

Saiba como calcular a sua aposentadoria

A aposentadoria é um sonho para a maioria dos brasileiros. Confira no post como calcular a sua e entenda o que fazer para impulsioná-la
7.6.2023
2 minutos
Saiba como calcular a sua aposentadoria

A aposentadoria é um tema bastante falado: sonho de quase todo brasileiro, mas também pode representar uma preocupação quando o trabalhador não se planeja.

Sobretudo depois da Reforma da Previdência, que desde novembro de 2019 vem causando muitas dúvidas, simular a aposentadoria é de extrema importância, para que o cidadão tenha um norte e saiba se está trilhando o caminho certo.

Pensando nisso, elaboramos este post para ensinar você a calcular a aposentadoria de uma forma simples e rápida. Vamos lá?

Modalidades de aposentadoria

Antes de mais nada, é preciso entender em qual modalidade de aposentadoria das oferecidas pelo INSS você se encaixa. Cada uma tem regras distintas, que afetam seu tempo de contribuição e, por consequência, o planejamento da sua aposentadoria.

Além da aposentadoria tradicional, também existem:

Cada uma delas tem exigências bastante específicas quanto a tempo de contribuição e documentos necessários, podendo ser pedidos laudos médicos, comprovações de atividade urbana ou rural, comprovação de atividade especial, entre outros.

Como calcular a aposentadoria

Algumas pessoas ficam em dúvida se existe uma aposentadoria mais vantajosa, questionando-se se vale a pena se aposentar por idade ou tempo de contribuição.

Bem, depois da Reforma da Previdência, toda aposentadoria leva em conta o conjunto de tempo de contribuição com a idade do trabalhador. Para que ninguém seja prejudicado nessa adaptação, as regras de transição foram criadas, como forma de garantir que o processo de passar das regras antes da Reforma para as vigentes seja tranquilo e não oneroso.

Outra mudança trazida pela Reforma de 2019 está relacionada ao cálculo da aposentadoria: antes da Reforma, eram considerados no cálculo apenas os 80% maiores salários do trabalhador, entre julho de 1994 e a data de início de pagamento do benefício.

Após a Reforma, é feita uma média de 100% dos salários desde julho de 1994. O valor do benefício será 60% dessa média acrescido de 2% ao tempo que exceder 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens.

Complementos à aposentadoria

Caso você tenha feito simulações da sua aposentadoria e acredite que o valor pago pelo INSS não será suficiente para bancar seu custo de vida no futuro, há algumas opções para complementar a aposentadoria.

A primeira delas é fazer contribuições extras e avulsas ao INSS para que as chances de você se aposentar pelo teto aumentem.

Outra opção, possivelmente mais vantajosa, é começar a fazer investimentos financeiros que te devolvam algum rendimento mensal ou em outra periodicidade que você achar adequada e que possam complementar seu benefício. Não precisa ser nada muito complexo, basta ter disciplina, escolher um bom investimento e aportar com regularidade.

Por fim, também é possível continuar trabalhando por mais tempo do que o exigido para a aposentadoria do INSS, a fim de ir construindo um pé de meia para o futuro, ou também buscar opções para ganhar uma renda extra após ter a aposentadoria concedida.

Na hora de calcular a aposentadoria, o importante é ter o tempo e a consistência ao seu lado. Se você começar a trabalhar cedo e minimizar os períodos em que não contribui, pode ter certeza de que sua aposentadoria será mais tranquila.

Nós, do PB Consignado, prezamos a informação de nossos leitores e estamos constantemente trazendo guias, dicas e explicações com linguagem simples e descomplicada. Acompanhe o blog e fique ligado! Até a próxima.

 

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.