Com quais riscos devemos tomar cuidado ao empreender?

Com quais riscos devemos tomar cuidado ao empreender?

Confira os 6 principais riscos ao empreender e saiba como contorná-los para que sua empresa atinja o sucesso.
10.11.2023
5 minutos
Com quais riscos devemos tomar cuidado ao empreender?

Muitos vêm o empreendedorismo como uma maneira de realização, seja profissional, ao abrir a empresa com a qual sempre sonhou, ou pessoal, ao poder conquistar uma melhor qualidade de vida por meio do trabalho.

No entanto, a atividade não é isenta de riscos e, por isso, é necessário estar bastante atento aos cenários possíveis. Continue a leitura e conheça os 6 principais riscos ao empreender.

Os 6 principais riscos ao empreender

O empreendedorismo pode ser bastante recompensador. No entanto, é necessário estar alerta para os riscos mais comuns e buscar maneiras de contorná-los antes de se aventurar a começar o próprio negócio – assim, as chances de ter sucesso aumentam bastante.

1.       Descontrole com as finanças

Antes de mais nada, é necessário que o empreendedor saiba que as finanças pessoais e da empresa são coisas completamente separadas – essa é uma das máximas do mundo dos negócios: não misturar a pessoa física com a jurídica.

Contudo, mesmo que o empreendedor seja bom com números e tenha afinidade com planilhas de Excel, ele pode experienciar momentos de descontrole financeiro por conta das flutuações do mercado e eventos externos – lembre-se de como a pandemia de covid-19 desestabilizou diversos nichos.

Assim, é essencial contar com um planejamento realista e que contenha planos de contingência e gestão de risco para que, caso imprevistos aconteçam – e eles vão acontecer –, o seu negócio não seja muito prejudicado.

2.       Não ter um contador

Ao começar no empreendedorismo, é comum querer enxugar despesas e, assim, alguns donos de novos negócios podem pensar que o contador é um profissional dispensável.

Essa visão, porém, pode ser bastante prejudicial. Com exceção de quem é MEI (microempreendedor individual), todas as outras modalidades de empresa no Brasil precisam contar com o apoio de um profissional da contabilidade – isso porque há diversas questões legais e burocráticas que apenas um especialista terá conhecimento para lidar da melhor maneira.

O contador ajudará a manter as rotinas administrativas e financeiras da empresa organizadas e fará um arquivo periódico de toda a documentação, que é essencial para o caso de alguma comprovação futura ser necessária.

3.       Desconhecer o contrato social

O contrato social é o documento que rege o funcionamento da empresa, por isso, conhecê-lo em detalhes é essencial para todo empreendedor.

É nele que estarão informações como:

  • a responsabilidade de cada sócio;
  • o valor das cotas, caso algum sócio saia e queira vender sua participação na empresa para outro sócio;
  • como agir caso um dos sócios venha a falecer;
  • entre outros.

Assim, um dos maiores riscos ao empreender é não conhecer seu contrato social de cabo a rabo, pois você poderá ser pego de surpresa no caso de alguma eventualidade.

4.       Não ter um acordo entre os sócios

Da mesma maneira, não ter um acordo claro entre os sócios pode ser bastante prejudicial. Enquanto o contrato social é obrigatório para a abertura de qualquer empresa no Brasil, o acordo entre sócios é apenas uma recomendação.

No entanto, ele é de extrema importância, pois funciona de maneira complementar ao contrato social. Caso alguma situação surja, o acordo pode ser uma diretriz para que os sócios saibam como agir.

E, por ser um instrumento particular, os sócios têm mais liberdade para estabelecer termos que possam ser sigilosos ou que envolvam qualquer tipo de situação. A ideia é se precaver e definir os papéis com clareza.

5.       Tomar decisões sem base em informações

Tomar decisões difíceis é a base do empreendedorismo. No entanto, fazer isso sem levar em conta dados e informações pode ser um grande risco.

É claro que, de vez em quando, será necessário tomar decisões rapidamente, por conta de alguma movimentação de última hora do mercado ou outro tipo de urgência.

No entanto, o ideal é buscar sempre tomar decisões embasadas, usando a informação como estratégia para mitigar riscos e diminuir as chances de fazer a escolha inadequada para aquele momento.

6.       Não ter comunicação clara

A comunicação é a chave para o bom desempenho de um negócio, assim como para a resolução de conflitos.

Por isso, ter um protocolo bem estabelecido de comunicação evita que erros aconteçam, além de tornar a busca por soluções um processo menos custoso.

Assim, mantenha seus sócios e colaboradores informados acerca de decisões, processos e calendários, encoraje o grupo a também compartilhar informações e, no caso de algum conflito, recorra ao protocolo pré-estabelecido para ter uma diretriz.

No post, você conheceu os 6 principais riscos ao empreender. Lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor pedida e, assim, busque maneiras de estruturar o seu negócio com as informações que você agora tem.

No blog do PB Consignado, você encontra informações e dicas úteis como essas para se manter sempre bem-informado. Continue acompanhando e não perca nossas atualizações. Até a próxima!

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