Empréstimo para negativado: como fazer empréstimo mesmo com nome sujo (2023)

Empréstimo para negativado: como fazer empréstimo mesmo com nome sujo (2023)

Está com o nome sujo e precisa de um dinheiro extra? Confira no post as opções de empréstimo para negativado e entenda todos os detalhes.
10.7.2023
8 minutos
Empréstimo para negativado: como fazer empréstimo mesmo com nome sujo (2023)

Caso você já tenha passado pela situação de precisar de uma ajudinha com as finanças, sabe que estar com o nome sujo pode dificultar a contratação de crédito.

Neste post, trouxemos opções de empréstimo para negativado e detalhes para que você entenda como contratar o seu. Vamos lá?

É possível contratar empréstimo mesmo com o nome sujo?

Estar com restrições no nome é uma situação bastante desagradável e sabemos que você tenta sair dela o mais rápido possível. E, para isso, às vezes uma estratégia inteligente é trocar uma dívida cara, como rotativo do cartão de crédito, por uma mais barata, como um empréstimo com taxas mais acessíveis.

No entanto, o nome sujo, como é popularmente conhecido, pode atrapalhar bastante na hora de conseguir um empréstimo bom. Mas saiba que é possível e existem opções interessantes no mercado.

Pensando nisso, listamos a seguir modalidades de crédito que podem ser contratadas mesmo com nome negativado para evitar que você caia em golpes ou pague taxas abusivas.

Quais as modalidades de empréstimo para negativado?

Bem, por ter restrição no seu nome, a instituição financeira que lhe emprestará dinheiro precisa de alguma garantia de que o pagamento ocorrerá. Caso contrário, seria uma transação bastante arriscada para ela e, como consequência, as taxas de juros pedidas no contrato seriam muito altas e abusivas, o que não valeria a pena para você.

Assim, de maneira geral, empréstimos que podem ser contratados mesmo com nome sujo são os que exigem alguma garantia do devedor, podendo essa garantia ser um bem, no caso do empréstimo pessoal, ou até mesmo um salário ou benefício, no caso do empréstimo consignado.

Empréstimo pessoal com garantia

No caso do empréstimo pessoal, os bens mais comumente usados como garantia são um imóvel ou veículo que esteja no nome do tomador do empréstimo.

Assim, caso o devedor não honre com o pagamento das parcelas descritas no contrato, a instituição financeira toma o bem indicado para quitar a dívida, mas vale ressaltar que isso é a última medida, está bem?

Antes de tomar o bem, a instituição financeira tentará negociar a dívida e, caso credor e devedor não entrem em acordo, o bem será leiloado.

Outras características dessa modalidade de empréstimo são:

  • o bem não pode estar alienado com nenhum banco, isto é, caso você tenha um imóvel parcelado com o banco, não poderá usá-lo como garantia – valem apenas bens que estejam no nome de quem solicita o crédito;
  • em geral, a quantia disponibilizada para crédito é de até 60% do valor do bem apresentado como garantia.

Importante dizer que outros bens também podem ser apresentados como garantia, no entanto, o mais comum e amplamente aceito é o crédito pessoal com garantia de imóvel ou veículo.

Apesar de você apresentar uma garantia, a instituição financeira ainda fará análise de crédito e será essencial apresentar alguma fonte de renda. No entanto, estar negativado não é fator determinante para a aprovação ou recusa da sua solicitação.

Por fim, como essa modalidade de crédito conta com uma garantia por parte do devedor, em geral as taxas de juros praticadas são mais baixas quando comparadas a outras modalidades de empréstimos, o que costuma ser vantajoso para quem tem algum bem e precisa dessa mãozinha.

Empréstimo consignado

O consignado é o queridinho do Brasil, porque suas taxas de juros são as mais baixas de todo o mercado. Isso acontece porque, como nessa modalidade o pagamento das parcelas é feito por meio do desconto direto em folha, o risco de inadimplência é baixíssimo para as instituições financeiras, o que permite que abaixem as tarifas praticadas.

Assim, para contratar um empréstimo consignado é necessário que você tenha algo chamado de benefício consignável. São eles:

Outra possibilidade é a contratação de um empréstimo consignado privado. Ele está disponível para funcionários de empresas que tenham convênio com instituições financeiras e decidam oferecer a possibilidade de crédito.

Assim, caso a sua empresa seja conveniada com algum banco, o RH faz o meio de campo e libera o desconto das parcelas diretamente do seu salário.

No consignado privado, é necessário consultar seu RH para descobrir qual a porcentagem do salário que pode ser comprometida com empréstimos, estando limitada, por lei, a 30% – no entanto, a empresa pode decidir oferecer menos. O prazo de pagamento também é definido pela organização.

Já no empréstimo consignado atrelado a benefícios do INSS e para os servidores públicos, a regra é outra. A margem consignável é estabelecida em lei e todas as instituições financeiras devem segui-la:

Como o empréstimo consignado é descontado diretamente em folha, não há análise do CPF no Serasa ou SPC, então você pode ficar bem tranquilo: mesmo se estiver negativado, conseguirá contratar o seu.

Basta ter um benefício consignável ou um salário atrelado ao contrato do crédito e pronto, seu empréstimo foi feito – e o melhor: com taxas superbaixas.

 

Viu como estar com o nome sujo não significa estar sem opções? Com organização, é possível traçar estratégias para melhorar a saúde financeira a cada dia.

Aqui, no PB Consignado, oferecemos opções excelentes para beneficiários do INSS, SIAPE e servidores municipais e estaduais. Não deixe de acessar o nosso site e fazer uma simulação.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.