Confira 7 dicas para sair das dívidas em 2023

Confira 7 dicas para sair das dívidas em 2023

Sair das dívidas é sua meta para 2023? Confira no post as 7 dicas essenciais que listamos para te ajudar a ficar no azul.
1.12.2022
10 minutos
Confira 7 dicas para sair das dívidas em 2023

O objetivo de muitos brasileiros é se ver longe do vermelho, e é bastante comum que as resoluções de Ano-Novo sejam relacionadas ao mundo financeiro.

Pensando nisso, trouxemos 7 dicas para você sair das dívidas em 2023 e passar o novo ano com mais tranquilidade e segurança. Acompanhe!

1. Anote seus gastos e organize todas as dívidas

O primeiro passo é saber quanto a sua vida custa neste momento, então pegue papel e caneta, uma planilha ou um app de smartphone e comece a anotar:

  • gastos fixos, como aluguel, condomínio, parcelas de carro ou imóvel, seguro de saúde, escola dos filhos ou faculdade, assinaturas de serviços de streaming, TV a cabo – tudo que for fixo e mensal;
  • gastos variáveis também, como contas de consumo (luz, água e gás), supermercado, gasolina, restaurantes, passeios – o ideal é anotar dos últimos três meses e fazer uma média mensal dos seus gastos variáveis, para que você considere nas contas;
  • dívidas, sejam elas ainda não pagas (uma conta corrente negativada, por exemplo, ou faturas atrasadas do cartão de crédito) ou parceladas e em andamento, como empréstimos.

Com tudo isso em mãos, você deve somar os gastos fixos com a média mensal dos gastos variáveis, para ter estabelecido qual o seu custo mensal.

Além disso, tenha clareza sobre cada dívida: o valor, as taxas de juros, o prazo de pagamento negociado.

2. Faça uma limpeza nas despesas

Tendo todas essas informações em mãos, você terá uma dimensão mais realista da sua situação atual.

Com isso, analise muito bem quais são seus gastos fixos e veja se há como diminuí-los, seja cancelando serviços – uma mensalidade de academia que você não frequenta tanto assim, por exemplo – ou negociando um pacote menor – que tal reduzir o plano de internet e do celular neste momento?

Aproveite para se reunir com a família e ter uma conversa séria, explicando que você conta com a colaboração de todos para que, juntos, possam passar por esse momento rapidamente e sem grandes sofrimentos.

Em conjunto, determinem o que será cortado e o que será diminuído e não tenha dó: lembre-se de que, agora, a prioridade é sair das dívidas. No futuro, vocês poderão se planejar e voltar a consumir certos itens e serviços, mas sem todo o peso financeiro por trás.

3. Priorize as dívidas

Caso tenha mais de uma dívida, aproveite as informações que você levantou no primeiro passo e faça uma lista de prioridade de pagamento – nem sempre a dívida mais cara deve ser paga primeiro, por exemplo. Às vezes uma fatura de cartão de crédito de valor baixo tem juros muito mais altos do que uma parcela de financiamento imobiliário.

Idealmente, você deve pagar as dívidas com os juros mais altos primeiro, para evitar gastar dinheiro desnecessariamente. Então, elenque as dívidas por ordem decrescente de taxas de juros e se prepare para as negociações.

4. Negocie, negocie, negocie

Tendo sua lista e ordem de prioridade em mãos, entre em contato com as instituições financeiras a quem deve e se mostre interessado em quitar as dívidas.

Pergunte quais condições podem oferecer para lhe ajudar, se é possível reduzir as taxas de juros, aumentar o número de parcelas – enfim, o que for necessário para diluir o valor e fazer com que se encaixe no seu novo orçamento.

5. Troque dívidas caras por mais baratas

Nem todos se mostrarão dispostos a negociar as condições de pagamento. Por isso, pode ser necessário lançar mão de algumas estratégias por conta própria para conseguir sair das dívidas mais rapidamente.

Uma opção bastante interessante é trocar a dívida mais cara por uma mais barata. E como fazer isso? Duas estratégias muito interessantes são antecipar o saque-aniversário do FGTS ou contratar um empréstimo consignado.

Aqui no PB Consignado, por exemplo, você pode antecipar até 10 parcelas do seu saque-aniversário e recebe adiantado um dinheiro que já é seu, por isso, as taxas de juros são bem baixas.

Já os empréstimos consignados são notoriamente conhecidos por serem a modalidade de crédito com as menores taxas de juros do Brasil. Aqui, no PB Consignado, oferecemos opções a partir de 1,5% ao mês. Assim, pode ser bastante interessante contratar um empréstimo consignado para quitar uma dívida de juros maiores.

6. Trace metas e estratégias

Busque estabelecer um plano bem específico, com valores exatos e prazos, para você quitar as suas dívidas, determinando quais estratégias vai usar, quais taxas de juros conseguiu negociar em quais instituições financeiras e o que já está sendo pago.

Assim, você garante que todo o seu foco e da sua família será direcionado a sair das dívidas e saberá com clareza quanto pode gastar por mês.

É interessante também estabelecer um orçamento fixo para as despesas variáveis: R$ 500,00 mensais de mercado e R$ 100,00 de lazer, por exemplo. Com isso, você busca sempre se encaixar dentro do limite determinado e pode fazer escolhas melhores, sabendo se está dentro do orçamento.

7. Revise tudo com frequência

Sabemos que ficar de olho nas finanças pode ser cansativo e, para alguns, até mesmo assustador, mas estar atento e manter uma relação próxima com o dinheiro evita descontroles e situações do tipo bola de neve, em que, quando você percebe, já está muito enrolado e é bastante difícil tirar a corda do pescoço.

Por isso, crie o hábito de sempre anotar os gastos para ver se está dentro do orçamento, vá acompanhando o pagamento das dívidas para saber exatamente quanto falta e quanto prazo você ainda tem para quitá-las, de acordo com o plano inicial, e faça ajustes.

O que você determinou no início certamente não valerá para o meio do processo, tampouco para a reta final. Nosso dia a dia é dinâmico, o preço das coisas varia, imprevistos acontecem e ajustes são necessários. Não hesite em fazer e refazer os planos  e negociações quantas vezes for necessário – afinal, o foco é se ver livre das dívidas em 2023, certo?

O mais importante para sair das dívidas, seja em 2023 ou em qualquer momento, é ter calma, paciência e constância, bolando estratégias que lhe tragam paz – mesmo que demore a quitar as dívidas, você sabe que está fazendo o que precisa e, em algum momento, se verá livre delas.

É necessário que os planos traçados sejam condizentes com a sua realidade, por isso é essencial traçar todo o seu perfil financeiro de antemão e garantir que tudo vai se encaixar com tranquilidade. De nada adianta tentar atropelar o processo e, depois, se ver enrolado em outras dívidas, não é?

Caso você tenha saldo disponível nas suas contas do FGTS, considere fazer a antecipação do saque-aniversário. Aqui, no PB Consignado, você pode antecipar até 10 parcelas com taxas a partir de 1,89% ao mês. Faça a simulação por aqui.

Já caso prefira contratar um empréstimo consignado, oferecemos opções interessantes com taxas de juros a partir de 1,5% ao mês e possibilidade de pagamento em até 96 parcelas. Lembrando que está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, servidores federais SIAPE e servidores municipais e estaduais, e militares e pensionistas do exército. Acesse o nosso site e faça uma simulação.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.