7 coisas que você precisa saber sobre o saque-aniversário do FGTS

7 coisas que você precisa saber sobre o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS vem ajudando muita gente. Aqui vamos apresentar 7 informações que você tem que saber sobre o assunto!
28.7.2022
7 minutos
7 coisas que você precisa saber sobre o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade bastante recente para que os trabalhadores utilizem os valores que estão em suas contas do fundo. Criado em 2019, esse tipo de saque permite que você receba uma parte do seu FGTS todo ano no mês do seu aniversário.

Se você está interessado em solicitar o saque-aniversário, mas ainda tem dúvidas, acompanhe esta leitura, pois vamos contar 7 informações essenciais sobre o assunto.

1. O saque-aniversário não é automático

Para começar a receber uma parcela anual do seu FGTS com o saque-aniversário,  antes é preciso fazer uma solicitação.

Mas não se preocupe, esse procedimento é bem simples. Basta acessar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, e buscar a opção “Optar pelo saque-aniversário”.

Mas fique atento: você precisa fazer essa adesão antes do último dia do mês do seu aniversário, senão receberá a sua primeira parcela apenas no ano seguinte.

2. Saque-aniversário não é saque-rescisão

A modalidade de saque padrão do FGTS é o saque-rescisão, na qual o trabalhador só tem acesso ao valor integral recolhido em seu fundo se for demitido sem justa causa.

Já o saque-aniversário, como dissemos, é uma modalidade opcional. Portanto, ao escolhê-lo, você abre mão do saque-rescisão, e não poderá sacar o valor total de seu FGTS caso seja demitido sem justa causa.

Entretanto, fique tranquilo, pois essa mudança não é definitiva. Você pode escolher voltar à modalidade de saque-rescisão a qualquer momento.

3. Se desistir do saque-aniversário, a volta ao saque-rescisão leva um tempo

Conforme dito acima, você pode optar por voltar ao saque-rescisão caso não queira mais o saque-aniversário. Contudo, é preciso esperar dois anos para que esse retorno se concretize.

Mas não precisa se preocupar, pois durante esses dois anos você continuará recebendo as parcelas do saque-aniversário normalmente.

Um exemplo, para ficar mais claro: se você optou pelo saque-aniversário em 2020 e decidiu fazer o cancelamento em 2022, receberá o saque aniversário por mais dois anos e, em 2024, retornará à modalidade de saque-rescisão.

Lembrando que você pode cancelar o saque-aniversário também pelo aplicativo do FGTS, buscando a opção “Alterar sistemática saque FGTS”.

4. Existe um prazo para sacar o dinheiro a cada ano

O saque-aniversário tem esse nome justamente porque você recebe o valor anualmente no mês do seu nascimento, mas é importante saber que o dinheiro não fica disponível indeterminadamente para você sacar.

Você pode fazer a retirada do saque-aniversário durante três meses no ano: o do seu aniversário e os dois seguintes. Portanto, fique atento para não esquecer!

Caso não faça o saque nesses meses, o valor retorna à sua conta do FGTS automaticamente e ficará disponível de novo apenas no ano seguinte.

5. Você não precisa ir a um banco para sacar

Como a Caixa é a instituição responsável por toda a administração do FGTS, é de se imaginar que o saque do fundo precise ser feito em uma agência própria. Mas isso não é verdade.

A Caixa disponibiliza o Saque Digital, com o qual você pode enviar gratuitamente o valor do seu saque-aniversário para qualquer banco no qual você tenha conta.

Para isso, mais uma vez você irá acessar o aplicativo FGTS, verificar os valores liberados, e já indicar a conta em que quer receber o dinheiro. A única condição importante para isso é que você tem que ser o titular da conta.

6. Você pode usar o dinheiro do saque-aniversário como quiser

Além do saque-rescisão, o FGTS também tem outras modalidades de saque. No entanto, elas são atreladas a algumas condições obrigatórias.

Por exemplo, há um saque excepcional para vítimas de desastres naturais, para que não fiquem desamparadas caso tenham sofrido muitos danos materiais. Mas, como você pode perceber, a ocorrência do desastre natural é a condição para que esse saque seja possível.

Outra modalidade bem conhecida é usar o FGTS na compra de um imóvel. E embora essa seja uma ótima maneira de conseguir a sonhada casa própria, o dinheiro não é de fato sacado, mas vai direto para os custos com o financiamento.

Já o saque-aniversário te dá a oportunidade de ter em mãos um dinheiro “livre”. Ou seja, você pode utilizar ele da maneira que quiser.

7. Você pode antecipar o seu saque-aniversário

Sim! Você pode antecipar o seu saque-aniversário. Uma vez que tenha optado por essa modalidade, você passa a ter a possibilidade de solicitar a antecipação de algumas parcelas.

Na prática, essa é uma modalidade de crédito, um empréstimo consignado com taxas de juros superbaixas e com a vantagem de as parcelas não serem mensais, pois elas são descontadas automaticamente do seu saque-aniversário, anualmente.

Aqui no PB Consignado você pode antecipar até 10 parcelas do seu saque-aniversário, com taxas baixíssimas e muita comodidade e segurança. Assim, você tem acesso a um valor maior de uma vez só, para cobrir despesas ou necessidades pontuais.

Gostou dessa possibilidade? Então faça já uma simulação com a gente!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.