A aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez, é um benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com o intuito de dar respaldo financeiro a quem perdeu, de maneira permanente, a capacidade de exercer suas atividades profissionais.
No entanto, existe a possibilidade de quem é aposentado por invalidez voltar a trabalhar? Se sim, como isso funciona? Continue a leitura e entenda todos os detalhes!
De maneira resumida e bastante direta, não.
Por conta de o INSS entender que a pessoa perdeu permanentemente a capacidade de exercer atividade profissional devido a alguma doença ou acidente (inclusive de trabalho), quem se aposentou por invalidez não pode voltar a trabalhar.
Para a concessão da aposentadoria por incapacidade permanente são feitas diversas avaliações e análises e é necessário que o segurado passe por perícia médica antes que seja determinado seu grau de incapacidade.
Assim, caso na avaliação médica a incapacidade seja tida como temporária, o segurado pode receber um auxílio-doença ou auxílio-acidente e, eventualmente, retomar suas atividades profissionais.
No entanto, se a incapacidade for entendida como permanente, isso significa que o segurado está, para sempre, impossibilitado de exercer a sua ou qualquer outra atividade profissional, estando, portanto, apto a receber o benefício.
Caso o segurado volte a trabalhar, o INSS entende que a incapacidade não era permanente, no fim das contas, e o benefício é cessado.
Assim, se a capacidade laboral do segurado for recuperada, o INSS deverá ser notificado imediatamente para que possa processar o encerramento do benefício – caso a notificação não seja feita, quando o INSS descobrir a nova condição do segurado pode exigir que sejam devolvidos os valores recebidos, inclusive com a adição de juros.
Para isso, vale todo e qualquer tipo de atividade profissional, desde voltar ao mercado de trabalho formal, com carteira assinada, até abrir uma empresa ou prestar serviços informalmente.
Trabalhos voluntários ou hobbies – isto é, atividades não renumeradas – não acarretam a perda do benefício por incapacidade permanente, desde que não haja interferência na saúde e integridade do aposentado.
Esperamos que com o post tenha ficado mais clara a relação entre o trabalho e a aposentadoria por invalidez. Aqui, no PB Consignado, nos preocupamos com sua saúde e bem-estar e, por isso, sempre trazemos conteúdos importantes como este para mantê-lo bem-informado!
Além disso, aproveitamos para ressaltar que todas as aposentadorias do INSS, incluindo a por incapacidade permanente, dão direito à contratação de empréstimos consignados, a modalidade de crédito mais barata e mais segura de todo o Brasil!
Com a gente, do PB Consignado, você encontra condições excelentes e ainda pode contar com a pré-contratação do consignado já utilizando o aumento do salário de 2025! Ficou interessado? Acesse agora mesmo nossa página e confira!