Aposentadoria: dicas para pessoas entre 40 e 60 anos se aposentarem bem

Aposentadoria: dicas para pessoas entre 40 e 60 anos se aposentarem bem

Confira no artigo as dicas separadas especialmente para quem tem entre 40 e 60 anos poder se aposentar bem.
30.8.2022
7 minutos
Aposentadoria: dicas para pessoas entre 40 e 60 anos se aposentarem bem

Para a maioria dos brasileiros, a aposentadoria é um momento muito esperado e idealizado. Afinal, é durante a aposentadoria que será possível descansar, viver uma vida tranquila e até realizar sonhos!

Pensando nisso, montamos este artigo com dicas para que pessoas entre 40 e 60 anos possam se aposentar bem. Vamos lá?

Como se aposentar bem?

Antes de mais nada, trazemos algumas dicas que valem para todas as idades: busque, ao longo de sua vida de trabalhador e contribuinte, manter toda a documentação organizada, em um local de fácil acesso.

Caso ainda não tenha, faça o seu cadastro no portal Meu INSS, também disponível em app para Android ou iOS, e mantenha seus dados atualizados. Ensinamos neste artigo como se cadastrar.

Isso facilitará muito quando, na hora que o momento tão esperado chegar, você precisar enviar todos esses documentos para comprovar o seu direito à aposentadoria.

Dito isso, vamos para as informações específicas para cada grupo etário. Acompanhe!

40 anos

Os trabalhadores na casa dos 40 anos ainda levarão cerca de 20 anos para se aposentar – mas isso não significa que devem simplesmente se sentar e esperar, certo?

O mais importante, nessa faixa etária, é manter as contribuições em dia, para que sua aposentadoria não seja atrasada. Lembre-se de que, agora, mais do que nunca, cada uma delas vale, e muito!

Uma estratégia para quem está com 40 anos é fazer um planejamento previdenciário, que nada mais é que uma análise das suas informações, tanto do passado como do futuro, para determinar qual é o melhor momento para solicitar a aposentadoria.

É possível, por exemplo, verificar se o trabalhador ainda poderia se enquadrar na regra antiga ou se alguma das regras de transição é a mais indicada. Há também a possibilidade de o trabalhador se enquadrar nas regras permanentes trazidas pela Reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019.

Fazendo esse planejamento, você terá com mais clareza a informação de por quanto tempo mais deve contribuir e saberá exatamente quando solicitar a aposentadoria e por qual regra. Nada melhor do que trabalhar com um objetivo claro, não é mesmo?

50 anos

Já os trabalhadores que estão na casa dos 50 anos estão um pouco mais perto da aposentadoria – o que significa que, muito provavelmente, se enquadram nas regras de transição.

Para esse grupo, a melhor estratégia é buscar solicitar a aposentadoria por regras que não exijam idade mínima, por exemplo, a aposentadoria por pontos ou por tempo de contribuição.

Aposentadoria por pontos

Em 2022, o necessário é:

  • 30 anos de tempo de contribuição e 89 pontos, para mulheres;
  • 35 anos de tempo de contribuição e 99 pontos, para homens.

Para as mulheres, os pontos começaram em 86 e, a partir de 2020, aumentam em +1 até chegar ao limite de 100 pontos em 2033.

Já para os homens, iniciaram-se em 96 e, a partir de 2020, aumentam em +1, até chegar ao limite de 105 pontos em 2028.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Já para solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição, o necessário é comprovar:

  • 30 anos de contribuição antes da Reforma, para mulheres;
  • 35 anos de contribuição antes da Reforma, para homens;
  • 180 meses de carência para mulheres e homens.

A carência é o tempo mínimo de contribuições pagas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que o trabalhador tenha direito à concessão de um benefício.

60 anos

Por fim, quem está nos 60 anos ou já passou desse marco conta com mais possibilidades de aposentadoria.

Além de poder se enquadrar na regra dos pontos ou dos pedágios de 50% e 60%, o trabalhador pode inclusive já ter direito adquirido de aposentadoria – isto é, já ter cumprido todos os requisitos necessários antes de a Reforma da Previdência entrar em vigor – ou utilizar a regra da idade progressiva.

Antes da Reforma, era necessário ter:

  • 60 anos de idade e 180 meses de carência, para mulheres;
  • 65 anos de idade e 180 meses de carência, para homens.

Caso antes de 12 de novembro de 2019 você tenha atingido esses requisitos, basta solicitar a sua aposentadoria junto ao INSS.

Já se não conseguiu cumprir os requisitos antes da reforma, a regra da idade progressiva se aplica. Em 2023, será necessário ter:

  • 58 anos de idade e mínimo de 30 anos de contribuição, para mulheres;
  • 63 anos de idade e mínimo de 35 anos de contribuição, para homens.

 

Planejar a sua aposentadoria com antecedência é a chave para se aposentar bem, quer você tenha 40, 50 ou 60 anos. Conseguir ter o benefício concedido é a conclusão de uma longa trajetória e o início de uma nova fase da vida, permeada por realização de sonhos e novos projetos.

Para te ajudar na nova jornada, o PB Consignado oferece condições excelentes para a contratação de empréstimos consignados, a modalidade de crédito mais vantajosa e com os menores juros do mercado.

Com a gente, você pode contratar sem sair de casa e sem precisar abrir uma conta. Dá para pagar em até 96 parcelas e o valor cai na sua conta em 30 minutos. Vai perder essa oportunidade?

Entre em nosso site e faça já uma simulação!

 

 

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.