INSS pode identificar fraudes nas redes sociais

INSS pode identificar fraudes nas redes sociais

As redes sociais podem ser usadas pelo INSS na identificação de fraudes nos benefícios. Confira como funciona e quais são as fraudes mais comuns.
4.9.2024
6 minutos
INSS pode identificar fraudes nas redes sociais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está constantemente buscando maneiras de identificar e minimizar a ocorrência de fraudes nos benefícios concedidos, como aposentadorias, auxílios e pensões.

Uma nova estratégia tem sido aplicada na hora do pente-fino: a checagem das redes sociais dos beneficiários. Continue a leitura e entenda todos os detalhes.

Como as redes sociais têm sido usadas pelo INSS na detecção de fraudes?

As redes sociais permitem que seus usuários compartilhem fotos, vídeos e relatos pessoais e, recentemente, essas informações têm sido usadas de maneira complementar em tribunais e por órgãos do governo, como o INSS.

A ideia é que, caso haja alguma suspeita ou denúncia de fraude, o órgão encarregado pelo benefício concedido ou pela aplicação de alguma pena consulte as redes sociais do cidadão envolvido a fim de confirmar se a situação apresentada é verdadeira.

No caso de uma pessoa que recebe auxílio por incapacidade temporária, por exemplo, as redes sociais podem ser consultadas caso haja a suspeita de que ela já pode voltar ao trabalho e está estendendo ilegalmente o período de incapacidade.

Vale ressaltar que a consulta às redes sociais não é obrigatória, servindo apenas como uma estratégia complementar caso sejam levantadas dúvidas acerca da veracidade do caso.

Assim, as informações compartilhadas nas redes sociais podem ser úteis para o INSS pedir novas perícias, por exemplo, a fim de se certificar de que a pessoa realmente apresenta as condições que a fazem ter direito ao benefício.

As postagens em redes sociais sozinhas não são fator determinante para um beneficiário perder o seu benefício – afinal, pode haver má interpretação por parte do INSS.

O INSS pode usar as redes sociais para identificar fraudes nos benefícios?

As informações compartilhadas nas redes sociais são públicas, assim, podem ser usadas pelo INSS – e também por tribunais de justiça, por exemplo.

Caso as redes sociais do usuário estejam com a configuração de privacidade ativada (ou “conta fechada”), o INSS não tem acesso às postagens e, assim, não pode usar essas informações para identificar fraudes.

Que tipos de fraudes são identificadas pelas redes sociais?

O pente-fino do INSS tem como objetivo garantir que recebam um benefício apenas aquelas pessoas que realmente têm necessidade. Assim, algumas fraudes comuns que podem ser identificadas pelas redes sociais são:

  • o beneficiário alega ter problema ortopédico/traumático, mas posta fotos ou vídeos praticando atividades físicas incompatíveis com seus problemas;
  • o beneficiário alega ter problema cardíaco, mas posta fotos ou vídeos praticando atividades físicas intensas, como corridas de rua;
  • o beneficiário alega ter união estável para receber pensão por morte, mas nas redes sociais não há comprovação da existência da relação;
  • o beneficiário alega incapacidade permanente ou total, mas posta fotos ou vídeos em que aparece trabalhando de maneira informal.

Como mencionamos anteriormente, apenas o conteúdo das redes sociais não é suficiente para cancelar ou negar um benefício, tendo em vista que pode haver má-interpretação por parte do INSS – uma foto antiga da pessoa correndo, por exemplo, antes de ter desenvolvido o problema ortopédico ou sofrido o trauma que a incapacitou.

No entanto, esse conteúdo pode servir de apoio para que o INSS peça mais comprovações e apenas conceda o benefício a quem precisa.

 

Gostou de saber que o INSS tem investido em segurança? Com essas medidas para evitar fraudes nos benefícios, o auxílio chegará a quem realmente precisa, sem que sejam desperdiçados recursos.

Caso você receba um benefício pelo INSS, não se preocupe: as redes sociais não são obrigatoriamente consultadas, mas servem de recurso adicional para confirmar fraudes.

E, se acontecer de o INSS identificar seu benefício erroneamente como fraude, basta entrar com um recurso administrativo, fornecer as comprovações necessárias e reverter a decisão do Instituto.

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