Golpes do empréstimo: dicas para evitar cair em fraudes

Golpes do empréstimo: dicas para evitar cair em fraudes

Conheça as fraudes mais comuns no empréstimo consignado e saiba como agir para não cair em golpes
14.9.2021
6 minutos
Golpes do empréstimo: dicas para evitar cair em fraudes

Quando o assunto é empréstimo consignado, surgem muitas dúvidas em todo o processo, desde a ideia de optar por esse tipo de crédito até ter o dinheiro em mãos. Em muitos casos, aposentados e pensionistas do INSS podem ser enganados e cair em golpes. Neste texto vamos conversar sobre isso e deixá-lo informado para que não aconteça com você.

Primeiramente, começamos com um dado divulgado pelo Portal do Consumidor, o qual mostra que, entre 2019 e 2020, as reclamações sobre fraudes no empréstimo consignado tiveram alta de 124,45%. Isso indica que esse é um problema muito comum, que pode acontecer com você ou com qualquer outra pessoa.

Fraudes mais comuns no empréstimo consignado

Como em qualquer outro crime, existem algumas características típicas que podem ser banalizadas, mas você deve ficar atento. Confira abaixo as fraudes mais comuns:

Pagamentos antecipados

Um dos golpes mais frequentes é o do pagamento antecipado, em que o aposentado ou pensionista é orientado a pagar um valor para formalizar o empréstimo consignado. Nesse tipo de golpe, os criminosos alegam que o valor será usado para pagar eventuais taxas do governo, coisa que não existe. Vale lembrar que esse método já é caracterizado como golpe pois, no empréstimo consignado, o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício – não há pagamentos prévios. Confira como realizar um empréstimo consignado com segurança.

Sites falsos

Sites falsos já são comuns em toda a internet, principalmente na hora de aplicar golpes financeiros nas pessoas. Para fugir desses endereços, é muito importante verificar o domínio oficial do site, que nada mais é que o link que aparece na parte superior do seu navegador. Além disso, verifique todas as informações que ele apresenta. Geralmente, sites oficiais possuem todos os dados verdadeiros no seu rodapé, como por exemplo o CNPJ e o endereço.

Domínio oficial do PB Consignado: pbconsignado.com.br

Este é o domínio oficial do PB Consignado.

Falsos funcionários do INSS

Outra fraude bastante comum é aquela em que pessoas se passam por funcionários da Previdência Social para se aproveitar de aposentados e pensionistas, para aplicação de golpes. Neste caso, o suposto funcionário chega até a vítima, oferecendo empréstimo consignado de maneira muito fácil, por meio de ligações, mensagens de texto, e-mails e até mesmo pessoalmente. Se você presenciar algo parecido com esse caso, não acredite. Os funcionários do INSS nunca oferecem crédito, são apenas os responsáveis por autorizar e aplicar o desconto diretamente na folha de pagamento.

Falsificação de documentos

Muitos criminosos se aproveitam da ingenuidade das pessoas para aplicar golpes utilizando vários dados e documentos pessoais. Por isso, é recomendável que você se atente e não repasse os números de documentos, data de nascimento, assinatura, entre outros, para qualquer pessoa. Se for vítima deste golpe, é importante realizar um boletim de ocorrência e solicitar a segunda via dos documentos clonados.

Solicitações de senha do banco

Na hora de solicitar um empréstimo consignado, em hipótese alguma será pedido que você passe a sua senha do banco. Se você receber esse tipo de solicitação, desconfie na hora e não informe a senha, ou qualquer outro dado. Esse é um dos golpes mais conhecidos, em que, com essa senha, os criminosos aproveitam para roubar todo o seu dinheiro e fazer dívidas em seu nome, geralmente em cartões de crédito.

Caí no golpe do empréstimo: O que fazer?

Primeiramente, você precisa manter a calma para conseguir fazer o processo de reclamação e tomar as medidas necessárias. Se você identificou que algum empréstimo consignado foi realizado sem o seu consentimento, veja o que fazer:

Você deve fazer um boletim de ocorrência, informando o ocorrido junto à polícia. Com o boletim, é necessário fazer uma reclamação na ouvidoria da Previdência Social, no número 135. Depois disso, abra uma reclamação no Banco Central, no número 145 ou no site da instituição. Você também pode abrir uma reclamação no Procon.

Mesmo assim, é muito importante entrar em contato com o banco ou a instituição à qual o débito pertence para fazer a reclamação, pois é seu direito saber sobre suas transações financeiras. Buscar um advogado para entrar com processo na justiça é a última coisa que você deve fazer pois, seguindo as dicas citadas acima, você já consegue fazer o cancelamento do débito e o ressarcimento do valor gasto. Muitas vezes não é nem necessário chegar a esse ponto.

Crédito com segurança é no PB Consignado!

Aqui no PB Consignado você pode confiar na hora de realizar um empréstimo consignado pois, com mais de 40 anos de história, nos consolidamos como referência de empréstimo consignado com qualidade aprovada. Conheça o empréstimo consignado do PB Consignado e as suas vantagens.

Você, aposentado ou pensionista, está precisando daquele crédito? Conte com a gente e faça uma simulação!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.