Quando falamos de aposentadoria, uma dúvida muito comum diz respeito a se o aposentado pode ou não continuar trabalhando. E sim, isso não apenas é possível como é muito comum.
Mas você pode estar se perguntando: “os aposentados que trabalham têm direito ao saque do FGTS?”. E a resposta é sim. No entanto, há algumas exigências específicas para que essas pessoas possam sacar os valores de suas contas no fundo.
É importante lembrar que todo trabalhador formal que se aposenta tem direito a fazer o saque total de seu FGTS, mas, quando o aposentado decide continuar trabalhando, há algumas questões para se atentar.
Conheça abaixo as informações específicas sobre o saque do FGTS para aposentados que continuam trabalhando.
Primeiramente, precisamos lembrar que, quando a pessoa continua trabalhando, a empresa em que trabalha continua recolhendo mensalmente os 8% do salário para o FGTS.
Sendo assim, mesmo que o trabalhador tenha feito o saque integral de suas contas do FGTS quando se aposentou, a conta atual, da empresa em que trabalha, continuará sendo alimentada.
Nesse caso, para fazer o saque dos novos valores, há duas situações diferentes, que explicamos a seguir.
Caso você continue trabalhando no mesmo lugar em que se aposentou, terá direito a sacar mensalmente os novos valores recolhidos pela empresa para o seu FGTS.
E você pode ter acesso a esse dinheiro de maneira bem simples. Assim que o valor entra na sua conta do FGTS, a Caixa disponibiliza o Saque Digital, com o qual você pode transferir gratuitamente para qualquer banco no qual tenha conta.
Para isso, basta baixar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, verificar os valores liberados, e indicar a conta em que quer receber o dinheiro. Mas atenção: você precisa ser o titular da conta.
Já se você mudar de empresa após a aposentadoria, não terá direito aos saques mensais dos novos aportes no FGTS.
Mas não se preocupe, pois esses valores continuarão sendo depositados normalmente no fundo, e você poderá sacá-los quando finalizar o seu contrato de trabalho.
Vale lembrar que, nesse caso, o aposentado ainda tem direito aos outros tipos de saque do FGTS, caso se enquadre nas condições para cada um. São eles:
Viu como essas regrinhas não são tão complicadas? Hoje em dia, muitas pessoas se aposentam, mas ainda têm vigor e vontade de se manter no mercado de trabalho. E nada mais tranquilizador do que saber que o direito dessas pessoas ao FGTS continua garantido, não é mesmo?
Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas a respeito do assunto! E, se você é aposentado, esteja trabalhando ainda ou não, pode contar conosco, do PB Consignado, quando precisar de uma ajuda para sair do aperto financeiro com nossos empréstimos consignados.
A partir de junho de 2022, entrou em vigor um bloqueio dos benefícios do INSS, como medida de proteção, inclusive para pedir empréstimos consignados. Mas não se preocupe: para solicitar seu empréstimo, basta fazer o desbloqueio do seu benefício, é bem simples.
Aqui no PB Consignado nós oferecemos as melhores condições do mercado em empréstimos consignados, com baixas taxas de juros e muito prazo para pagar. Gostou da ideia? Então faça já uma simulação com a gente!