Como desbloquear benefício do INSS?

Como desbloquear benefício do INSS?

Para fazer empréstimos consignados, é necessário que o aposentado ou pensionista do INSS desbloqueie seu benefício. Saiba como.
13.4.2022
8 minutos
Como desbloquear benefício do INSS?

O empréstimo consignado, por ter baixas taxas de juros, é uma opção bastante atraente para aposentados e pensionistas do INSS. No entanto, antes de solicitar o seu, é necessário verificar se o seu benefício está desbloqueado e, caso não esteja, solicitar o desbloqueio.

Venha conosco neste artigo e aprenda a verificar o status do seu benefício, os motivos para estar bloqueado e como desbloquear!

Por que o benefício está bloqueado?

Antes de tudo, é necessário entender o motivo de o seu benefício estar bloqueado para a contratação de um empréstimo consignado. Os motivos mais comuns para bloqueio são:

  • benefício novo (concedido recentemente): quando concedido, um novo benefício fica bloqueado para empréstimos consignados por 90 dias (3 meses), mas, a partir de 30 dias, o beneficiário pode solicitar o desbloqueio;
  • por opção do beneficiário: depois dos 90 dias pré-determinados pelo INSS, o desbloqueio é automático. No entanto, como a contratação de um empréstimo consignado não é obrigatória, mas uma opção do beneficiário, este pode optar por realizar o bloqueio novamente a qualquer momento;
  • por determinação do INSS: caso constate qualquer irregularidade, o INSS pode solicitar o bloqueio do benefício para empréstimos novos até averiguar e regularizar a situação. Caso isso aconteça, porém, o beneficiário deve ser expressamente notificado.

Vale ressaltar que, para o caso de novos benefícios concedidos, é importante ter atenção se o benefício é consignável, isto é, se permite a contratação de um empréstimo consignado atrelado a ele.

Já para o caso de bloqueio por opção do beneficiário, pode ser uma opção interessante caso o aposentado ou pensionista não esteja fazendo uso de sua margem consignável no momento, funcionando como uma medida de segurança.

Com o benefício bloqueado para novas transações, um possível golpista não conseguiria contratar um empréstimo em seu nome.

Por fim, tenha em mente que, no caso de cessação da pensão ou aposentadoria, o benefício é encerrado, então não permite novas transações.

Qual é o processo para desbloquear o benefício?

Agora, para solicitar o desbloqueio do seu benefício, o beneficiário deve realizar o processo via site ou app Meu INSS.

Os documentos necessários para esse processo são número do CPF, caso você seja o beneficiário e titular, e procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), acompanhados de um documento com foto e CPF, caso você seja procurador do beneficiário.

Com esses documentos em mãos, siga os passos abaixo:

  1. entre no Meu INSS e faça seu login com CPF e senha cadastrados;
  2. clique em “Novo pedido”;
  3. no campo de busca, digite “desbloquear o benefício” para que a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado” apareça e clique nela;
  4. leia o texto com as regras e, estando tudo certo, clique em “Avançar”;
  5. em seguida, outra tela aparecerá com mais informações sobre o desbloqueio. Leia com atenção e clique em “Avançar” novamente;
  6. depois, será necessário enviar os documentos previamente separados. Os arquivos devem estar no formato PDF e cada um pode ter, no máximo, 5 MB. O total permitido para todos os arquivos é 50 MB;
  7. na próxima tela, você preencherá informações cadastrais: e-mail, telefone, CPF, se deseja acompanhar o processo por e-mail e número do benefício. Também será necessário optar entre: 1. Não. Eu sou o titular. 2. Representante Legal. 3. Deseja cadastrar Procurador ou Representante Legal para este pedido?;
  8. se necessário, dependendo da opção escolhida na etapa anterior, preencha os campos de informações opcionais e, em seguida, clique em “Avançar” para finalizar a solicitação de desbloqueio.

Quanto tempo leva para o benefício ser desbloqueado?

Depois de realizar a solicitação de desbloqueio, a previsão de conclusão do processo é de, em média, 30 dias corridos.

Nesse meio tempo, você pode acompanhar a sua solicitação, também pelo site ou app Meu INSS. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. entre no Meu INSS e faça seu login com CPF e senha cadastrados;
  2. clique em “Consultar Pedidos”;
  3. na lista que aparecerá, encontre o seu pedido de desbloqueio e clique nele;
  4. clique em “Detalhar” para ver todas as informações disponíveis.

Vale ressaltar que, caso a plataforma Meu INSS esteja fora do ar no momento da sua consulta, você também tem a opção de ligar no telefone 135 – lembrando que, se feita a partir de um telefone fixo, a chamada é gratuita.

É possível antecipar o desbloqueio? Ou preciso esperar os 90 dias?

Caso o seu benefício tenha sido concedido agora, via de regra, o bloqueio deveria permanecer por 90 dias.

No entanto, como parte do pacote de medidas emergenciais aprovadas pelo governo federal com o intuito de manter a economia aquecida em meio à pandemia de covid-19, o prazo foi diminuído para 30 dias.

Assim, no caso de novos benefícios, não será necessário aguardar 3 meses para desbloquear o benefício – em apenas 30 dias você pode realizar o processo.

E como funciona para bloquear novamente?

Caso você queira bloquear o seu benefício novamente, talvez por medida de segurança, como mencionamos, saiba que o processo também é simples: basta seguir os mesmos passos que listamos para o desbloqueio.

A única diferença é que o seu benefício já estará desbloqueado e, agora, a solicitação será para bloqueio. Com exceção disso, todo o resto é igual e funciona da mesma forma.

Agora que você já aprendeu a desbloquear o benefício do INSS, pode pensar em contratar um empréstimo consignado para te ajudar a ficar no azul. Com o aumento da margem, você consegue se organizar melhor e ter mais tranquilidade.

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