A aposentadoria é um momento muito aguardado pela maior parte dos trabalhadores, no entanto, é bastante importante se planejar com antecedência para garantir que, quando a hora de você se aposentar chegar, corra tudo do modo mais tranquilo possível.
Por isso, trouxemos 4 dicas essenciais para você planejar a sua aposentadoria e entrar nessa nova fase sem percalços. Continue acompanhando e não perca!
O primeiro passo para quem quer planejar a aposentadoria é fazer uma simulação de quando será possível solicitá-la e qual é a previsão do valor de benefício a ser recebido mensalmente.
Dessa forma, você não apenas coloca uma data específica para atingir sua meta como também já pode avaliar se será possível viver apenas com essa renda, ou se serão necessários complementos.
Para fazer a simulação, basta acessar o portal ou aplicativo Meu INSS e seguir os passos:
Caso note alguma discrepância, como algum período de contribuição não contabilizado, ainda dá tempo de regularizar essa situação. Para isso, siga os passos:
Tendo a simulação em mãos, o próximo passo para planejar a aposentadoria é estabelecer as suas metas. Essa é uma etapa bastante importante, e um pilar essencial da educação financeira.
Ao traçar quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo, você pode traçar planos para atingi-los da melhor maneira possível, buscando viabilizar seus sonhos com os recursos que estão disponíveis para você.
Essas metas podem ser puramente financeiras, como “economizar tanto para viajar com a família no final do ano”, ou mais abrangentes, como “ser capaz de ter qualidade de vida sem depender dos outros” – a maioria das metas, cedo ou tarde, precisarão do apoio do dinheiro, e a ideia aqui é evitar que isso seja um empecilho no seu futuro.
Na meta de exemplo, ter qualidade de vida pode significar fazer uma reforma para adaptar um cômodo para suas necessidades na terceira idade, por exemplo, o que inevitavelmente depende de recursos financeiros.
A aposentadoria, idealmente, é um momento em que o trabalhador já contribuiu com a sociedade por tempo suficiente para, agora, poder descansar, aproveitando cada fase da terceira idade com tranquilidade.
No entanto, sabemos que esta nem sempre é a realidade para muitos dos beneficiários por aí. Por isso, é superimportante olhar suas finanças de perto desde já. Ao fazer isso, você identifica possíveis gargalos que pode eliminar, assim como é possível saber qual será o impacto que parar de trabalhar terá no seu estilo de vida.
A reorganização financeira é uma etapa essencial e constante: ao longo da vida, é recomendado que as pessoas tenham controle sobre seus ganhos e gastos, a fim de minimizar a chance de imprevistos acabarem resultando em dívidas, das quais pode ser muito difícil sair.
Pensando nisso, uma forma de se proteger é conhecer bem o seu orçamento, entendendo quais são suas possibilidades, mas também seus limites. Com isso, você pode planejar a aposentadoria para atender às suas necessidades considerando o seu momento de vida.
Caso nos passos anteriores você tenha identificado que precisa – ou deseja – receber um valor maior do que sua aposentadoria fornecerá mensalmente, chegou o momento de pensar em fontes de renda alternativas.
A seguir, confira quais são as principais possibilidades!
Após a aposentadoria, é possível continuar trabalhando. Seja porque você ainda tem muita energia e quer seguir contribuindo com a sociedade, seja porque precisa de uma renda para complementar o benefício, trabalhar depois de aposentado é uma possibilidade interessante.
Com o valor mensal do benefício garantido, é possível que você diminua a carga horária, por exemplo, trabalhando poucos dias na semana ou meio-período para continuar ativo e ainda receber por isso.
Há muitas possibilidades para quem quer voltar a trabalhar depois da aposentadoria, como:
A previdência privada, às vezes chamada de aposentadoria privada, é um investimento feito pela própria pessoa, pensando em seu futuro. Ou seja, ela funciona de maneira parecida com a aposentadoria do INSS, mas, neste caso, quem faz o pagamento mensal da contribuição é o próprio contratante.
Na contratação, você define junto com a sua instituição financeira ou seguradora de preferência qual retorno espera receber no longo prazo. Com isso, o valor da aplicação mensal será calculado: ao fazer o pagamento, esse dinheiro é investido pela empresa responsável pela sua previdência, que vai fazê-lo render e se multiplicar.
Investir seu próprio dinheiro é uma excelente maneira de manter o controle sobre seus recursos ao planejar sua aposentadoria. Ao escolher onde quer colocar seu dinheiro, você analisa a quanto risco está disposto a se expor a fim de ter mais ou menos retorno no futuro.
Os investimentos na terceira idade podem conferir liberdade e tranquilidade ao investidor, que terá sua própria renda garantida e, assim, não precisará depender de terceiros para arcar com suas despesas e metas.
De maneira geral, as opções são divididas entre renda fixa e renda variável. Na renda fixa, você já sabe desde o início qual será a taxa utilizada para o seu investimento – dessa forma, fica mais fácil prever qual será o retorno em determinado tempo de investimento.
Já na renda variável, como o próprio nome indica, os fatores que fazem seu dinheiro render são diversos: influência do mercado financeiro num geral, decisões das empresas em que você investiu, fatores externos, como a pandemia de covid-19, e muito mais. Com ela, é possível ter um retorno mais expressivo em menos tempo, no entanto, isso significa se expor a mais risco.
Planejar a aposentadoria é uma maneira eficaz de evitar que, no futuro, você sofra com imprevistos. Ao traçar planos, você consegue direcionar as suas escolhas para que suas necessidades e seus desejos sejam atendidos, além de ser uma forma de autocuidado.
Esperamos que, com essas dicas, este processo se torne mais simples e tranquilo! Aqui, no blog do PB Consignado, temos uma seção exclusiva para falar sobre aposentadoria, deixando você a par das notícias e regras mais recentes, além de dar dicas sobre o assunto.
Que tal conferir em que casos você precisa de um advogado para se aposentar? Te esperamos lá!