O Vale Gás, ou Auxílio Gás, é um benefício super importante para milhares de brasileiros, afinal, ter acesso ao gás de cozinha – um produto que tem tido grande alta nos preços – é essencial para a alimentação da imensa maioria das pessoas.
Esse benefício é concedido às famílias mais vulneráveis e é pago bimestralmente. O próximo pagamento está agendado para este mês de outubro de 2022.
Quer saber quem tem direito ao Vale Gás e como recebê-lo? É só continuar a leitura deste post, pois explicaremos tudo!
O pagamento do Vale Gás é limitado a 1 benefício por família. E as famílias que têm direito são:
Ademais, a lei que regulariza o Vale Gás também salienta que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
Saiba que o Vale Gás não precisa ser solicitado. Isso porque as famílias que estiverem cadastradas no CadÚnico serão automaticamente selecionadas para receber o benefício de acordo com os seguintes critérios de prioridade do Ministério da Cidadania:
I – famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
II – famílias com menor renda por pessoa;
III – famílias com maior quantidade de pessoas;
IV – famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil;
V – famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Para descobrir se sua família foi contemplada para receber o Vale Gás, basta ter o seu Número de Identificação Social (NIS) em mãos e verificar se o benefício está disponível para você em um dos canais abaixo:
Caso você tenha sido selecionado para receber o Vale Gás, poderá fazer o saque pelos seguintes canais:
Nos meses de agosto, outubro e dezembro de 2022, o governo federal definiu que o Vale Gás cobrirá 100% do valor da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de gás de cozinha.
Para isso, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publica, até o décimo dia útil de cada mês, o valor da média dos seis meses anteriores do preço nacional do botijão de gás ao consumidor final.
A partir do começo do ano que vem, no entanto, é previsto que o Vale Gás volte a pagar somente 50% desse valor. As informações sobre auxílios sociais e benefícios previdenciários costumam ser alteradas inesperadamente ao longo do ano. Mas fique tranquilo, porque aqui no blog do Paraná Banco estamos sempre trazendo as notícias importantes em todos os detalhes para você. Conte sempre conosco!