O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma revisão que beneficiará cerca de 142 mil brasileiros com benefícios ativos e inativos que foram prejudicados por erros de cálculo entre 2002 e 2009.
Para entender como vai funcionar e quem está na lista de pessoas que vão receber a revisão de benefícios do INSS em 2025, continue conosco nesta leitura!
A revisão de benefícios do INSS em 2025 tem o objetivo de corrigir erros de cálculo que ocorreram entre 2002 e 2009. Na época, uma metodologia utilizada pelo INSS fez com que alguns segurados recebessem valores menores do que realmente tinham direito.
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) teve um papel fundamental nesse processo, atuando na defesa dos segurados e movendo ações judiciais que levaram à revisão dos cálculos.
Agora, por determinação judicial e com o apoio do Sindnapi, esses benefícios serão ajustados automaticamente, garantindo que cerca de 142 mil pessoas recebam o que lhes é devido. Serão desembolsados aproximadamente R$ 750 milhões em pagamentos retroativos, e o governo já definiu um cronograma para os depósitos aos segurados que têm direito.
Nesta revisão de benefícios do INSS, serão contemplados os seguintes segurados:
O INSS divulgou que os pagamentos da revisão de benefícios afetados por erros de cálculo entre 2002 e 2009 serão feitos de forma automática na conta cadastrada pelo beneficiário, sem necessidade de solicitação por parte dos segurados. O cronograma prevê duas etapas:
A consulta pode ser feita de forma simples pelo site ou aplicativo Meu INSS. Veja o passo a passo:
Essa revisão do INSS em 2025 é uma grande oportunidade para muitos segurados recuperarem valores que ficaram para trás devido a erros nos cálculos.
Mas sabia que aposentados também podem ter direito a uma revisão? A Revisão da Vida Toda pode garantir um benefício maior com base em contribuições mais antigas.
Quer entender como funciona? Aqui, no blog do PB Consignado, explicamos tudo em detalhes. É só conferir no nosso artigo Revisão da vida toda – o que é e como funciona. Nos vemos lá!