Novo prazo para regularização de contratos de cartão consignado

Novo prazo para regularização de contratos de cartão consignado

O INSS estabeleceu novos prazos para regularização de cartão consignado. Quer entender o que isso significa e como te afeta? Confira o post!
19.2.2024
4 minutos
Novo prazo para regularização de contratos de cartão consignado

Em 24 de janeiro de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma instrução normativa que altera os prazos definidos para as modalidades de cartões consignados: cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefícios.

O INSS estabeleceu um prazo para que as instituições financeiras se adequem à medida. Assim, continue a leitura e entenda todos os detalhes sobre o novo prazo para regularização de cartão consignado e como isso pode te afetar. Vamos lá?

O que a medida alterou?

Primeiramente, vamos começar explicando qual foi a medida trazida no último 24 de janeiro. Para isso, precisamos entender o que são e como funcionam as duas modalidades de cartão consignado. São elas:

  • cartão de crédito consignado: funciona como um cartão de crédito tradicional, para que o beneficiário faça compras à vista ou à prazo, mas com o pagamento da fatura sendo descontado diretamente do seu benefício ou salário;
  • cartão consignado de benefícios: já este cartão, além de funcionar como um cartão de crédito tradicional, para compras, também tem a função de clube de vantagens para financiamentos de bens, permite saques específicos e conta com contratações de serviços exclusivos – é uma opção mais abrangente.

O cartão consignado de benefícios foi criado em julho de 2022 e, desde então, foram estabelecidas algumas regras para o seu funcionamento:

  • ausência de crédito rotativo, para evitar o endividamento;
  • limite máximo de 84 parcelas mensais de mesmo valor – e os juros acrescidos nas parcelas só podem ser da taxa preestabelecida na contratação.

O cartão de crédito consignado não conta com essas mesmas regras e, por isso, a medida publicada no DOU visa a igualar as condições para a oferta de novos contratos, ou seja, essas mesmas condições devem ser oferecidas a quem contratar um cartão de crédito consignado.

Além disso, os contratos já em andamento devem ser ajustados.

E qual o novo prazo para regularização de cartão consignado?

A Instrução Normativa PRES/INSS nº 161 estabelece que as instituições financeiras terão:

  • 60 dias para passar a ofertar novos contratos de cartão de crédito consignado com as mesmas condições do cartão consignado de benefícios;
  • 180 dias para ajustar contratos de cartão de crédito consignado já existentes para que as mesmas condições do cartão consignado de benefícios sejam ofertadas.

Esses prazos começaram a ser contados a partir da data de publicação da instrução normativa, em 24 de janeiro de 2024.

 

E aí, gostou de saber que com o novo prazo para regularização de cartão consignado você terá mais vantagens? A isenção do rotativo, assim como a limitação dos juros aplicados nas parcelas, é uma medida excelente para evitar que você caia nas dívidas.

Aqui, no PB Consignado, trazemos diversas dicas financeiras para você ficar sempre no azul. Que tal conferir 7 dicas para cuidar mais do seu dinheiro em 2024? Te esperamos lá!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.