Um termo conhecido de quem tem ou pretende ter empréstimos consignados é a portabilidade. Com ela, você pode trocar seu contrato de instituição financeira e obter diversas vantagens.
Continue a leitura e entenda em detalhes o que é, quando fazer e como solicitar a portabilidade do consignado. Vamos lá?
A portabilidade do consignado nada mais é do que a transferência de um contrato de empréstimo consignado ativo de uma instituição financeira para outra.
Isso significa que, caso você tenha um contrato de empréstimo consignado em andamento, pode levá-lo para outra instituição financeira, a fim de conseguir melhores condições – sejam elas financeiras ou pensando em segurança.
A portabilidade do consignado pode ser feita a qualquer momento, no entanto, é comum que um motivador seja a oferta de melhores condições de pagamento.
Após ter firmado um contrato de consignado com uma instituição financeira, é possível que você identifique que pode conseguir reduzir a taxa de juros ou aumentar o prazo para pagamento caso faça a portabilidade para outra.
Isso é uma estratégia excelente para quem quer fazer o consignado render mais: para as instituições financeiras, é interessante que você leve seu contrato para lá. Assim, a oferta de condições mais atrativas é um fator que costuma estar envolvido no processo de portabilidade.
No entanto, os benefícios da portabilidade não param por aí. Pode ser que você tenha feito seu contrato de empréstimo consignado com uma instituição financeira que, depois, mostrou-se inconstante, ou com um atendimento ruim.
A portabilidade também pode ser feita nesses casos, de forma a garantir que o seu contrato seja administrado por uma instituição financeira sólida, transparente e experiente, capaz de proporcionar o melhor atendimento – afinal, quando o assunto é o nosso dinheiro, nada mais justo do que ter todas as dúvidas esclarecidas, com garantia de que o que está sendo acordado entre as partes será respeitado.
Além disso, instituições financeiras sólidas e experientes também têm o bem-estar do cliente como objetivo. Assim, caso você esteja passando por dificuldades financeiras, pode fazer o refinanciamento do seu consignado, estendendo o período para pagamento e até tomando mais dinheiro emprestado.
Poder contar com uma empresa respeitável em momentos de maior vulnerabilidade é importante, pois te traz mais tranquilidade e menos preocupações.
Caso você queira fazer a portabilidade do seu consignado, o processo é simples. Mas, antes disso, recomendamos que preste atenção a alguns pontos:
Estando satisfeito com todos esses pontos, chegou o momento de finalmente solicitar a sua portabilidade! Lembrando que a portabilidade do consignado é um direito de todos que têm um contrato de empréstimo ativo, regulamentado pela Resolução CMN nº 5.057 do Banco Central do Brasil.
Assim, nenhuma instituição financeira pode negar a solicitação de portabilidade quando solicitada por um cliente, e deve respeitar aos prazos estipulados para concluir o processo.
A regulamentação visa a evitar a exploração do cliente final. Em contratos de empréstimos, é necessária muita transparência e atenção às regras para que o devedor não seja prejudicado.
Aqui, no PB Consignado, solicitar a sua portabilidade é muito fácil:
A portabilidade do consignado é um processo simples, que pode ser feito em busca de condições melhores de pagamento ou caso o devedor se sinta desconfortável com a instituição financeira atual e esteja em busca de outra, mais sólida e transparente.
O PB Consignado traz tudo isso: as melhores condições aliadas à segurança de uma instituição que tem mais de 45 anos de experiência no setor financeiro. Ficou interessado? Acesse agora a nossa página e faça uma simulação gratuita para a sua portabilidade!