Empréstimo consignado: o que mudou com a fraude do INSS?

Empréstimo consignado: o que mudou com a fraude do INSS?

Os descontos indevidos no INSS balançaram o mercado financeiro. Confira o que mudou no consignado e entenda como contratar o seu com segurança.
15.8.2025
6 minutos
Empréstimo consignado: o que mudou com a fraude do INSS?

Empréstimo consignado: o que mudou com a fraude do INSS?

Em abril de 2025, a Polícia Federal (PF) em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) iniciou a chamada Operação Sem Desconto, que tem como objetivo investigar e combater um esquema de fraude do INSS.

Como consequência, a contratação de empréstimos consignados foi afetada, causando muitas dúvidas nos aposentados e pensionistas. Continue a leitura e entenda o que mudou no consignado com os descontos indevidos do INSS.

O que é a fraude do INSS?

Em 2025, investigações trouxeram à tona um esquema de fraude envolvendo o INSS, em que beneficiários do Instituto eram descontados de mensalidades associativas sem permissão – e isso fez com que muitos aposentados e pensionistas perdessem dinheiro, que agora está sendo reembolsado.

As mensalidades associativas são valores descontados automaticamente dos benefícios do INSS, mediante aprovação do beneficiário, a fim de custear filiações a sindicatos ou associações de classe. Escolher fazer parte de um sindicato ou associação é um direito de todo beneficiário do INSS; no entanto, os descontos só devem acontecer mediante sua autorização.

Esses sindicatos e associações em geral trabalham em busca de mudanças, para conseguir maior representatividade para os beneficiários, além de oferecer alguns serviços, como assistência jurídica, descontos em planos de saúde, programas de educação e lazer, entre outros.

Em 2025, porém, foram identificadas 11 entidades suspeitas de cobrarem mensalidades associativas de beneficiários sem autorização prévia, desviando mais de R$ 6 bilhões. Por isso, a PF, junto com a CGU, criou a Operação Sem Desconto, com o intuito de investigar essas entidades e reembolsar os beneficiários lesados.

Como contestar os descontos indevidos?

A Operação Sem Desconto já identificou os beneficiários afetados e está trabalhando para reembolsar os valores descontados indevidamente. No entanto, vale ficar atento e consultar se você também foi lesado.

Essa consulta pode ser feita:

  • no Meu INSS, tanto no site como no aplicativo, disponível para Android e iOS;
  • na Central 135, por telefone;
  • em agências dos Correios, caso o beneficiário tenha dificuldades com tecnologia.

A consulta pelo Meu INSS é bastante simples, basta seguir os passos:

  1. acesse o Meu INSS com seu CPF e senha já cadastrados – caso seja seu primeiro acesso, será necessário se cadastrar;
  2. na tela inicial busque a opção “Mensalidade Associativa”;
  3. escolha a opção desejada, entre “Excluir mensalidade”, “Bloquear/desbloquear” ou “Consultar termo de adesão”;
  4. siga as instruções na tela de acordo com a opção selecionada.

Assim, você pode consultar se tem alguma mensalidade associativa sendo descontada de seu benefício e, se desejar, excluí-la.

No caso de descontos indevidos, ainda é possível recorrer pelo próprio aplicativo, pela Central 135 ou presencialmente, em uma agência dos Correios. O INSS receberá seu pedido e solicitará à entidade a documentação que prove que o beneficiário autorizou o desconto. Em ausência de documentação comprobatória, a entidade deve ressarcir o INSS, que então repassará o valor ao beneficiário.

O que mudou no consignado com a fraude do INSS?

Após identificar o esquema de fraude das mensalidades associativas, o governo federal cancelou a parceria com diversas entidades suspeitas e, além disso, ainda bloqueou preventivamente novos descontos no pagamento do benefício – o que significa que as contratações de consignados foram congeladas como medida de segurança.

Assim, a contratação ou refinanciamento de consignados ganhou uma nova etapa: o beneficiário deve fazer o desbloqueio do seu benefício antes de uma nova contratação ou negociação. Dessa forma, as chances de golpes são minimizadas, com o objetivo de tentar garantir que apenas quem realmente tem a intenção de contratar um consignado possa fazê-lo.

O bloqueio é preventivo e foi feito automaticamente para proteger os beneficiários. Por isso, o desbloqueio do benefício se tornou etapa obrigatória para novas contratações. O processo é bastante simples e pode ser feito diretamente pelo aplicativo Meu INSS, sem a necessidade de ir presencialmente a uma agência do Instituto. Acesse o passo a passo completo para desbloquear seu benefício de forma rápida e segura.

A recente fraude do INSS trouxe muitas dúvidas sobre o que mudou no consignado, mas esperamos que, com este post, você tenha entendido que o congelamento de novas contratações é preventivo e pode ser facilmente contornado.

Para nós, do PB Consignado, sua segurança vem em primeiro lugar. Por isso, trazemos conteúdos informativos como este sempre que alguma alteração importante vem à tona.

E, caso você esteja precisando de uma mãozinha para se manter no azul, pode contar com nossos mais de 40 anos de experiência financeira para contratar o seu consignado de forma segura, rápida e prática. Aproveite a modalidade de crédito com os menores juros de todo o Brasil e coloque as contas em dia.

Ficou interessado? Acesse nosso site e faça uma simulação gratuita.

Garanta seu consignado e inicie o ano com mais dinheiro! Aumento INSS 2025. Pré-contrate já!Garanta seu consignado e inicie o ano com mais dinheiro! Aumento INSS 2025. Pré-contrate já!

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.