O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais populares de todo o Brasil. Seu objetivo é tornar o crédito mais acessível a quem precisa de uma ajudinha nas finanças, com taxas de juros baixíssimas e condições flexíveis.
No entanto, como com qualquer modalidade de crédito, é necessário cuidado para fugir das dívidas. Neste post, vamos te mostrar como evitar o endividamento ao contratar o seu. Continue acompanhando e não perca!
Primeiramente, vamos começar abordando como o empréstimo consignado funciona e quais suas principais vantagens em relação a outros tipos de empréstimos.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que a fonte de renda de quem o contrata é usada em consignação para que o crédito seja liberado, pois o pagamento das parcelas é descontado diretamente na folha.
Isso significa que, em vez de apresentar uma garantia, como um imóvel ou um veículo no empréstimo pessoal, você usa a sua fonte de renda para isso – e ela pode ser salário, aposentadoria, pensão… são muitas as pessoas que podem contratar um consignado.
Por ter essa lógica de pagamento, com o desconto das parcelas sendo feito diretamente em folha, o risco de inadimplência é bem baixo, o que permite que as instituições financeiras que trabalham com consignado possam oferecer taxas de juros muito atrativas.
E essa é apenas uma das vantagens. Confira as principais a seguir:
Não é de hoje que as dívidas tiram o sono de muitos dos brasileiros. Com os cenários político e econômico instáveis, tanto nacional como globalmente, é natural que surjam incertezas e imprevistos – a pandemia de covid-19, por exemplo, causou prejuízos que ainda hoje são sentidos por pessoas e até empresas.
Com isso, a necessidade de recorrer a uma ajuda externa, como a contratação de um empréstimo, pode surgir. Entretanto, é necessário ter bastante cautela para que o empréstimo seja uma ferramenta, e não outro ônus, fazendo as dívidas se acumularem. A ideia é que, com o empréstimo, a pessoa consiga se reorganizar financeiramente, fugindo das dívidas.
Embora seja um assunto de extrema importância, a educação financeira ainda é considerada tabu para muita gente – afinal, falar sobre dinheiro parece muito pessoal, certo? Porém, evitar tocar no assunto traz malefícios para as pessoas, tanto a nível individual como social.
Ao evitar falar sobre dinheiro, é comum que, quando estejam passando por um momento ruim, as pessoas sejam invadidas por sentimentos negativos – incapacidade, vergonha, desesperança e até depressão –, o que pode fazer com que recorram a “soluções mágicas”. E essas “soluções” podem, inclusive, piorar a situação: ao agir com base no emocional, buscando se livrar do problema o mais rápido possível, pode ser que a pessoa, que acredita estar sem saída, contrate um ou mais empréstimos que, no futuro, não vai conseguir honrar.
Por isso, a melhor maneira para evitar o endividamento ao contratar um empréstimo consignado é manter a cabeça fria, usando do lado racional para fazer análises e planejar o futuro. A seguir, confira o passo a passo para usar o consignado de maneira estratégica, sem cair nas dívidas.
Diferentemente do que podem te fazer acreditar, nunca é tarde para adotar os princípios da educação financeira. Seja porque já se endividaram ou porque acham que não ganham dinheiro o suficiente, é comum que as pessoas pensem que a educação financeira “não é para elas”, ou mesmo que não vai fazer diferença, porque o buraco já está muito fundo.
O fato é que a educação financeira pode, sim, mudar a vida de todos. É usando os princípios dela que você aprende a olhar suas finanças sob uma lupa, identificando pontos fortes e fracos e, assim, traçando um planejamento para seu futuro.
Você pode dedicar um tempo para aprender sobre o assunto, seja por meio de livros ou até mesmo na internet – há muitos canais no YouTube, por exemplo, além do próprio blog do PB Consignado, com uma seção inteirinha dedicada a dicas financeiras, que te ajudam a manter as contas em dia.
Ao estudar sobre educação financeira, você vai poder colocar na prática o que aprendeu, organizando as suas finanças a fim de saber exatamente em que situação você se encontra:
Depois de organizar as finanças, caso tenha identificado a necessidade de contratar um empréstimo, é possível fazer isso de maneira inteligente, sem prejudicar o seu planejamento. Os principais pontos aos quais você deve se atentar são:
A contratação de um empréstimo consignado deve ser feita de acordo com o seu planejamento. Assim, considere os pontos listados aqui e, pensando nas suas necessidades, veja o que faz mais sentido, tomando uma decisão embasada.
Só você sabe, na prática, como cada despesa afeta o seu orçamento. Assim, a principal dica para evitar o endividamento é olhar para a sua situação financeira atual e ver o que cabe ali, sem causar prejuízos no futuro.
O endividamento é uma realidade triste, mas que acomete muitos brasileiros, principalmente os mais velhos. Na terceira idade, nos tornamos mais vulneráveis: as despesas crescem, seja com medicamentos ou com necessidades de adaptação, mas a renda parece não acompanhar na mesma proporção.
Dessa forma, é necessário ter especial cautela para fugir das dívidas. Contratar um empréstimo consignado, quando feito estrategicamente, pode marcar o ponto de virada nas suas finanças: com o dinheiro em mãos, você pode reorganizar as finanças, quitando dívidas mais caras e voltando a ter controle sobre a situação.
Lembre-se de que o primeiro passo é analisar a sua situação atual e identificar o que cabe no seu planejamento. Assim, fazer uma simulação antes de contratar é o ideal: com ela, você vê na prática os efeitos da contratação nas suas finanças.
Ficou interessado? Que tal continuar no assunto lendo sobre por que é importante simular seu consignado antes de contratar? Te esperamos lá!