Se um dos seus objetivos de vida é começar a poupar dinheiro, saiba que o saque-aniversário FGTS pode ser de grande ajuda.
Investir é superimportante para quem não quer viver em constante aperto financeiro, com a sensação de estar sempre correndo atrás do próprio rabo. É por meio do dinheiro guardado que você vai ter segurança para tomar decisões assertivas em momentos de imprevisto.
Por isso, continue a leitura e entenda como transformar saque-aniversário em investimento!
O saque-aniversário é uma modalidade de saque disponível para todos os trabalhadores com carteira assinada que tenham contas ativas ou inativas no FGTS. Por meio dele, o trabalhador recebe uma parcela anual, no mês do seu aniversário, de parte do dinheiro retido em seu Fundo de Garantia.
No entanto, você pode estar se perguntando: como uma parcela anual pode se transformar em investimento? Não é muito pouco?
Bem, a solução para isso está na antecipação do saque-aniversário! Com ela, você pode receber até 10 parcelas de uma só vez, juntando um montante maior para investir e, assim, ter mais resultados.
Para antecipar seu saque-aniversário, antes de mais nada, é necessário ter optado por ele. É importante lembrar que o saque-aniversário não é automático nem obrigatório, assim, o trabalhador precisa optar por ele em detrimento do saque-rescisão.
A forma mais simples de fazer a opção é pelo aplicativo FGTS, mas também é possível comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal e demonstrar seu interesse. Tendo optado pelo saque-aniversário, você precisa do auxílio de uma instituição financeira de sua confiança, como o PB Consignado, para seguir com a antecipação. Depois, é só seguir o passo a passo:
Depois de feita a antecipação do seu saque-aniversário, chega o momento de fazer esse dinheiro se multiplicar! Com esse valor em mãos, você pode dedicar um tempo e decidir onde investir.
Isso depende muito de pessoa para pessoa: quais seus objetivos, qual o perfil de investir, o retorno que você espera… são muitas variáveis. A seguir, vamos listar as principais opções de investimento com saque-aniversário.
Um investimento de renda fixa é caracterizado pelo fato de que, ao colocar seu dinheiro, o investidor já sabe quanto ele vai render: a taxa é fixa, assim, você tem mais controle sobre a aplicação.
Essa é uma boa pedida para quem está começando a investir e ainda não tem muita experiência, uma vez que todo o processo é muito transparente. De partida, você já sabe qual o vencimento e a taxa de rendimento das suas opções e, assim, fica mais simples escolher o que vai ao encontro do que você espera de retorno financeiro, com menos riscos implicados.
A seguir, confira algumas opções interessantes:
Cada uma das opções acima pode contar com prazos de vencimento e liquidez diferentes.
O prazo de vencimento indica até quando seu dinheiro ficará investido, caso você não o resgate antes. Assim, um investimento com prazo de 180 dias, por exemplo, reterá seu dinheiro por 6 meses, fazendo-o render neste período. Ao final do prazo, o valor volta a sua conta e você pode reinvesti-lo ou usá-lo como quiser.
Já a liquidez diz respeito à velocidade com a qual você pode resgatar seu dinheiro, caso queira – liquidez diária, por exemplo, indica que você pode retirar seu investimento a qualquer momento, enquanto opções D+1, D+2 e assim sucessivamente indicam em quantos dias úteis o valor cai na sua conta, após a solicitação de resgate.
A renda variável é indicada para quem busca retornos maiores, mas, em contrapartida, oferece maior risco: como o próprio nome diz, o retorno pode ser variável, uma vez que as taxas de rendimento não são fixas.
O exemplo clássico são as ações: você pode investir em determinada empresa que, ao longo do tempo, pode ter resultados diferentes, afetando como seu valor é percebido pelo mercado e pela Bolsa de Valores.
Outra opção interessante de renda variável são os fundos de investimento, que são como “pacotes” e contêm dentro de si investimentos diferentes. Os fundos contam com um administrador, uma pessoa qualificada para escolher quais os melhores ativos para atingir determinado objetivo. Eles valem a pena especialmente para o caso de quem quer diversificar sua carteira de investimentos, mas ainda não tem conhecimento suficiente para fazer sozinho.
Vale ressaltar, é claro, que dentro da renda variável há ativos que são mais voláteis que outros. Assim, caso queira se expor a menos risco, busque empresas conhecidas e sólidas, que dificilmente terão uma oscilação muito brusca. Por outro lado, caso preferir assumir um pouco de risco, mas em troca poder ter um retorno maior, vale a pena considerar outras opções.
De maneira geral, a resposta é sim. Os investimentos são feitos diretamente pela sua conta, seja em um banco ou em uma corretora de valores – nome dado às instituições financeiras que operam exclusivamente investimentos –, e, assim, é o seu CPF que fica atrelado às operações.
No entanto, tanto bancos como corretoras contam com assessores de investimentos, que são profissionais da área financeira capacitados para indicar as melhores opções considerando o quanto você quer investir, qual o seu perfil de investidor e o retorno que espera.
Viu como é simples transformar saque-aniversário em investimento? Seja investindo sozinho ou com a ajuda de um assessor, criar uma reserva financeira à qual você pode ter acesso sempre que quiser é extremamente vantajoso.
Ao antecipar o seu saque-aniversário, você pode ter total controle sobre as suas finanças, decidindo o que é melhor para você e seus objetivos, sem precisar aguardar situações bem específicas para ter acesso a esse saldo.
Com a gente, do PB Consignado, você pode antecipar até 10 parcelas de maneira prática e simples, sem nem precisar sair de casa! Comece agora mesmo a investir para seu futuro: clique aqui e faça uma simulação gratuita.