Saiba como evitar o bloqueio dos pagamentos do INSS

Saiba como evitar o bloqueio dos pagamentos do INSS

Confira quais os principais motivos para o bloqueio dos pagamentos do INSS e saiba como evitá-lo, além de como reativar o benefício se for suspenso.
5.6.2025
7 minutos
Saiba como evitar o bloqueio dos pagamentos do INSS

Os benefícios assistenciais e previdenciários podem ser auxílios financeiros ou a única fonte de renda de uma pessoa. Assim, é superimportante evitar que aconteça o bloqueio dos pagamentos do INSS.

Confira a seguir quais os principais motivos pelos quais o bloqueio pode ter acontecido e o que fazer para evitar o bloqueio, além de como reativá-lo. Vamos lá?

Por que o benefício do INSS foi bloqueado?

O bloqueio dos pagamentos do INSS, de maneira geral, ocorre de maneira preventiva, isto é, quando o Instituto identifica uma possível irregularidade ou fraude e suspende temporariamente o benefício para garantir que ele não esteja sendo pago a quem não tem direito.

As principais razões para o bloqueio são:

  • não realização da prova de vida: ainda que atualmente a prova de vida esteja sendo feita de forma automatizada, o que diminui bastante os bloqueios relacionados a ela, não realizá-la ainda é um dos principais motivos de bloqueio;
  • dados cadastrais incorretos: para evitar fraudes ou erros no pagamento, caso haja inconsistência nos dados cadastrais o INSS pode bloquear o benefício temporariamente;
  • falta de atualização no CadÚnico: beneficiários do BPC precisam atualizar o CadÚnico com frequência – a cada dois anos ou sempre que houver alterações nas informações passadas pela família;
  • não envio de documentos: o INSS pode pedir documentos adicionais para análise ou confirmação de benefícios, e não enviá-los pode causar o bloqueio temporário;
  • falta de perícia médica: alguns benefícios, como os por incapacidade, exigem a realização de uma perícia médica – não comparecer ao agendamento, seja ele online ou presencial, pode levar ao bloqueio;
  • falta de saque: nos casos em que o benefício é sacado via cartão magnético, ele pode ser suspenso caso o beneficiário não faça o saque dentro de 60 dias do depósito – o valor é devolvido ao INSS, que suspende o benefício para evitar fraudes.

Como evitar o bloqueio dos pagamentos do INSS?

Para que seu benefício seja pago em dia, é necessário garantir que não haja nenhuma pendência, como envio de documentos, realização da prova de vida ou da perícia médica.

O acesso regular ao Meu INSS é recomendado: por ali, você consegue consultar o status do seu benefício (ativo ou bloqueado) e o extrato de pagamento, além de ser notificado no caso de alguma solicitação por parte do Instituto.

Caso haja alguma notificação, preste atenção ao que está sendo solicitado e ao prazo que você tem para regularização – por exemplo, se você precisa passar por nova perícia médica, o Instituto pode te avisar, informando o prazo para atender à solicitação antes de o benefício ser bloqueado.

Assim, estar atento ao Meu INSS é a forma mais simples de garantir que está tudo em ordem. Caso você ainda não tenha acessado, é necessário fazer um cadastro.

Meu benefício foi bloqueado. Como reativar?

A reativação de um benefício bloqueado é feita mediante solicitação ao INSS, que pode ser feita tanto pelo Meu INSS como em atendimento presencial, em uma agência do Instituto.

De maneira geral, as solicitações via Meu INSS são mais rápidas, tendo em vista que não há a necessidade de agendar um horário de atendimento, tampouco enfrentar filas. Confira o passo a passo:

  1. identifique o motivo do bloqueio: seja falta de saque, não realização da prova de vida ou outros, é necessário saber o que aconteceu para, em seguida, poder regularizar a situação;
  2. acesse o Meu INSS: entre no portal ou aplicativo disponível para Android ou iOS com CPF e senha cadastradas – em caso de primeiro acesso, será necessário fazer o cadastro;
  3. solicite a reativação:
    1. se o motivo for falta de saque, solicite “Pagamento de benefício não recebido” e siga as instruções;
    2. se o motivo for outro (prova de vida não realizada, dados cadastrais incorretos, CadÚnico desatualizado, falta de documentos, necessidade de perícia), selecione a opção “Novo Pedido” e, no campo de busca, digite “reativação de benefício”, e siga as instruções.

Caso tenha dificuldades com o portal ou aplicativo, ou prefira o atendimento presencial, é necessário fazer um agendamento: ligue na central de atendimento 135 e siga as orientações.

No dia e horário agendado, vá até a agência e apresente os documentos e/ou atualizações necessárias para reativação do benefício.

 

Evitar o bloqueio dos pagamentos do INSS é essencial para manter as finanças em dia. Com nosso post, esperamos ter esclarecido quais os principais motivos e como evitar o bloqueio, além de ensinado o que fazer para reativá-lo.

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