Quem chega à melhor idade conquista diversos direitos que ajudam a aproveitar essa etapa da vida da melhor forma, colhendo os frutos de toda a vida se dedicando ao trabalho.
O assunto é tão importante que no Brasil existe o estatuto do idoso, uma regulamentação com base na Lei 10.741, de outubro de 2003, que dita diversas diretrizes para garantir os direitos dos idosos.
E um dos direitos de que trata o estatuto do idoso está relacionado à mobilidade e ao transporte: é comum que, nessa idade, as pessoas tenham mais dificuldades de locomoção e, por isso, 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados são reservadas aos idosos.
Para poder usá-las, no entanto, é necessário que o idoso tenha em mãos o seu cartão de estacionamento – ele é necessário para comprovar o direito à vaga demarcada e, sem ele, o veículo que estacionar no local reservado pode ser multado.
Assim, continue a leitura e confira como tirar seu cartão de estacionamento com o passo a passo simples e prático que preparamos para você! Vamos lá?
Tem direito ao cartão de estacionamento todo brasileiro que:
Cumprindo todos os requisitos do tópico anterior, basta seguir o passo a passo:
Pronto! Viu como é simples? Na credencial baixada, estarão presentes todas as informações do condutor, além de um QR Code que pode ser usado para atestar sua validade.
Para utilizá-la, lembre-se de:
O cartão de estacionamento deve ser utilizado apenas para transporte do beneficiário e garante direito a estacionamento somente nas vagas reservadas para idosos.
Além disso, vale ressaltar que o cartão de estacionamento não isenta o beneficiário do pagamento de tarifas caso o esteja utilizando em um estacionamento privado. A ideia é apenas garantir disponibilidade de vagas com maior acessibilidade.
Por fim, a sua credencial pode ser recolhida pela autoridade de trânsito caso seja usada de maneira incorreta, isto é:
Contar com seu cartão de estacionamento é uma maneira eficiente de aumentar a qualidade de vida na melhor idade. Os idosos têm demandas específicas relacionadas à idade e mobilidade, e o respeito da sociedade faz parte de uma boa convivência.
Outro direito dos idosos é poder fazer a contratação de empréstimos consignados usando a aposentadoria. Como o desconto das parcelas é feito diretamente do benefício, o risco é baixíssimo e, assim, as taxas de juros também.
O consignado é conhecido por ser a modalidade de crédito mais barata e mais segura do Brasil e, aqui, no PB Consignado, você encontra opções excelentes, com possibilidade de pagamento em até 84 parcelas. Confira mais detalhes em nosso site e faça agora uma simulação!