O que é e como utilizar a Calculadora do Cidadão?

O que é e como utilizar a Calculadora do Cidadão?

A Calculadora do Cidadão pode ajudar a organizar suas finanças. Quer descobrir o que ela faz e como utilizá-la? Veja aqui!
14.10.2022
9 minutos
O que é e como utilizar a Calculadora do Cidadão?

A Calculadora do Cidadão foi criada pelo Banco Central a fim de auxiliar os brasileiros a organizarem suas vidas financeiras, afinal, cada vez mais os cidadãos estão tomando consciência da importância de cuidar de seu patrimônio, não é mesmo?

Mas ainda são poucas as pessoas que utilizam essa ferramenta de educação financeira, justamente por não conhecerem e não entenderem suas vantagens.

Quer saber o que é e como utilizar a Calculadora do Cidadão? Então é só continuar a leitura, pois explicaremos todas as funcionalidades dela.

O que é a Calculadora do Cidadão?

A Calculadora do Cidadão é um sistema virtual totalmente gratuito que ajuda a fazer os cálculos relacionados às operações financeiras mais comuns feitas pelos brasileiros.

Por exemplo, sabe aquele dinheiro que você tem guardado na poupança há algum tempo, mas nunca sabe exatamente se está rendendo o quanto deveria? Com a Calculadora do Cidadão você faz o cálculo e tira a sua dúvida.

Ou, então, está pensando em contratar um empréstimo e precisa calcular os juros para escolher qual instituição atende melhor às suas necessidades? O sistema do Banco Central também faz essa conta.

Há outros cálculos superimportantes que a Calculadora do Cidadão pode te ajudar a fazer. Com ela, você vai ter muito mais independência e autonomia na hora de cuidar do seu orçamento pessoal.

Onde acessar a Calculadora do Cidadão?

Você pode acessar os serviços da Calculadora do Cidadão diretamente nesta página exclusiva do sistema no site do Banco Central, clicando em cada uma das opções de cálculo.

Ou, se preferir, também pode baixar e usar o aplicativo da Calculadora do Cidadão que está disponível tanto para telefones com sistema Android quanto iOS.

Como utilizar a Calculadora do Cidadão?

Tanto no site quanto no aplicativo para smartphones não é preciso fazer nenhum tipo de login ou cadastro para utilizar as funções da Calculadora do Cidadão. Basta acessar o link da página, que colocamos acima, no seu computador ou abrir o app.

Em ambos, haverá quatro funções disponíveis:

  • Aplicação;
  • Financiamento;
  • Valor Futuro;
  • Correção de Valores.

A seguir, explicaremos o que cada uma delas faz e como utilizar.

 

Aplicação

No site, você visualizará essa opção como “Aplicação com depósitos regulares”.

Essa função serve para fazer cálculos em casos de aplicações mensais e de mesmo valor, considerando uma determinada taxa de juros, obtendo o valor com rendimento ao final do número de meses.

Como você pode ver, todos os quadros estão em branco, e você pode simular todas as situações em que precise descobrir um desses elementos.

Basta preencher a informação em três dos quatro quadros e clicar em “Calcular” para obter o resultado do quadro que ficou em branco.

Por exemplo, digamos que você queira comprar um bem e já sabe o valor dele, e dispõe de um valor mensal que poderá aplicar em um investimento cuja taxa de juros você já sabe qual será.

Nesse caso, preenchendo a taxa de juros, o valor do depósito regular e o valor obtido no final (que deve ser o valor do bem que você deseja comprar), você descobrirá quantos meses terá que poupar dessa maneira para chegar ao valor que precisa para a sua compra.

Agora, se você precisa comprar esse mesmo bem, fazendo o mesmo investimento, mas já sabe em quanto tempo quer pagar, você poderá descobrir qual valor terá de investir todos os meses a fim de conseguir o valor do bem durante esse tempo e com a mesma taxa de juros.

Tudo depende de quais informações você já tem e de qual precisa descobrir. Basta ir mudando os valores em cada quadro para ir analisando qual configuração te dará uma aplicação mais vantajosa.

Financiamento

Essa função ajuda você a fazer os cálculos do seu financiamento, e no site aparece como “Financiamento com prestações fixas”.

A maneira de fazer os cálculos e os elementos que você pode descobrir são bem parecidos com as opções do tópico anterior, aplicação. E você poderá descobrir o número de meses, a taxa de juros, o valor da prestação ou o valor financiado.

 

Um cálculo muito interessante de fazer com essa função é verificar qual é a taxa de juros que uma financiadora está aplicando quando ela te passa uma proposta com um valor de parcela fixo por um determinado número de meses.

Assim, você poderá comparar propostas de diferentes instituições e escolher a que atende melhor as suas necessidades.

Valor futuro

Você visualizará essa opção no site como “Valor futuro de capital”. Ela é interessante para fazer cálculos que considerem um valor que você já tenha agora e quer projetar no futuro.

Por exemplo, digamos que você está encerrando sua vida profissional. Ao se aposentar, você tem direito ao saque do seu FGTS. Caso você não precise utilizar esse dinheiro imediatamente, é interessante investi-lo para que ele gere rendimentos, certo?

Nesse caso, você sabe exatamente o valor que tem em mãos e vai aplicar. E, a partir disso, pode usar a Calculadora do Cidadão para descobrir quanto o seu dinheiro vai render durante certo período estando aplicado com uma determinada taxa de juros.

Como nos outros casos, você também pode ir variando os elementos no cálculo e verificando qual será a melhor forma, ou o tempo, por exemplo, que pretende investir seu capital.

Correção de valores

Por fim, a opção de correção de valores é a que mais se diferencia dentre as demais. Com ela, você consegue calcular uma atualização de valores aplicando diversas taxas e índices utilizados nos mais variados contextos financeiros no Brasil.

Quando acessa essa função, você terá disponíveis cinco abas com taxas e índices específicos:

  • Índices de preços (índices que calculam a inflação dos preços);
  • TR (Taxa Referencial ­– indica a rentabilidade em alguns investimentos);
  • Poupança;
  • Selic (taxa básica de juros, valor de referência em diversas aplicações);
  • CDI (Certificados de Depósito Interbancário – referencial de lucro em Renda Fixa).

Portanto, para calcular a correção de um valor que utilize um desses índices, basta ir à opção indicada de cada um.

A Poupança, por exemplo, é uma aplicação financeira que muitos brasileiros ainda fazem. Com a calculadora é possível estimar o rendimento do seu dinheiro na caderneta.

Já o CDI é o índice utilizado em CDBs (Certificados de Depósito Bancário), que são investimentos de Renda Fixa muito populares hoje em dia. Caso você tenha dinheiro aplicado nessa modalidade, pode também usar a Calculadora do Cidadão para entender se o seu dinheiro está rendendo bem.

São realmente muitas opções, e você pode, gratuitamente, explorar esse sistema do Banco Central para estar sempre atento aos cálculos de suas transações financeiras.

Afinal, cuidar do seu patrimônio com clareza e empenho só poderá render bons frutos e, para isso, vale a pena aproveitar toda e qualquer ferramenta que exista para facilitar o seu controle financeiro pessoal.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.