SouGov.br: novo aplicativo para servidores públicos federais

SouGov.br: novo aplicativo para servidores públicos federais

Confira as principais informações sobre o SouGov.br, o novo aplicativo do governo para servidores públicos federais
14.6.2021
3 minutos
SouGov.br: novo aplicativo para servidores públicos federais

Para facilitar a vida dos servidores públicos federais, o Governo Federal lançou o SouGov.br, um canal de atendimento mais prático e moderno. A ideia é reunir em uma única plataforma todas as funcionalidades úteis aos servidores públicos federais. Segundo o planejamento do Governo Federal, até o segundo semestre de 2022 estarão disponíveis 50 serviços exclusivos para os servidores públicos federais nesse novo app. Por isso, o PB reuniu as principais informações sobre o assunto.

Um dos pontos mais importantes é que essa nova plataforma veio para substituir o Sigepe Mobile, que vai ser desativado em breve. Mas não se preocupe: o SouGov.br oferece, já no primeiro momento, 24 serviços (incluindo todos os disponíveis no Sigepe Mobile) e mais algumas novidades, como envio de atestado médico, solicitação de auxílio-transporte e outros. Os serviços do Sigepe Banco de Talentos e Sigepe Gestor também passarão a funcionar no novo aplicativo, já que a ideia é criar uma plataforma única e mais eficiente para os usuários. Entre os principais serviços disponíveis para servidores inativos e pensionistas estão:

  • Situação da prova de vida;
  • Comprovante da prova de vida;
  • Autorização e cancelamento de consignado;
  • Consultar contratos, anuências e extratos.

Já os ativos encontrarão as seguintes funcionalidades:

  • Prévias do contracheque e do décimo terceiro;
  • Contracheque;
  • Comprovante de rendimentos do Imposto de Renda;
  • Consulta a dados funcionais;
  • Alteração de dados pessoais do servidor;
  • Consulta de dependentes.

Também é importante mencionar que só poderão acessar o SouGov.br aqueles que tiverem uma conta no Portal Gov.br. A recomendação do Ministério da Economia é que os usuários criem contas com os selos prata ou ouro, já que o selo bronze não dará acesso a todos os serviços disponíveis.

O que são os selos?

Os selos são uma espécie de classificação da conta de acordo com o nível de segurança de login. Confira em qual você se enquadra:

Contas ouro: são aquelas que têm certificado digital (tipo de assinatura eletrônica obrigatória para empresas) ou validação facial do Tribunal Superior Eleitoral.

Contas prata: são aquelas que têm vínculo com senha de bancos conveniados ao Portal Gov.br, validação facial de Carteira de Habilitação Nacional (CNH), balcão presencial no INSS ou validação da senha Sigac do servidor público.

Contas bronze: esse é o nível mais básico e menos seguro. Ao fazer um cadastro simples na plataforma é nessa categoria que você se encaixa.

O app SouGov.br está disponível para iOS e Android. A versão para computador só deve chegar em junho, no mês em que o Sigepe Banco de Talentos será desativado. A intenção é que até setembro de 2022, todos os quatro sistemas Sigepe tenham sido encerrados.

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