A aposentadoria é um momento muito esperado na vida de todo trabalhador, no entanto, contribuir para o INSS deve ser algo constante ao longo de toda a trajetória profissional.
Continue a leitura e entenda por que é importante contribuir para o INSS.
A associação mais óbvia com a contribuição para o INSS é a aposentadoria, e isso não deixa de estar correto – afinal, quem trabalha sob o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) precisa de um tempo mínimo de contribuição ao Instituto a fim de ter sua aposentadoria garantida.
Além do mais, contribuir mensalmente para o INSS ainda permite que você planeje a sua aposentadoria antecipadamente da melhor forma. Assim, você pode simular quanto vai receber de benefício com base nas suas contribuições já feitas e, caso julgue necessário, fazer contribuições individuais extras como complemento.
No entanto, não é apenas a aposentadoria que depende das contribuições ao INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social tem como objetivo a proteção social dos trabalhadores brasileiros, assim como de seus dependentes. E, para isso, administra não apenas a aposentadoria, mas também outros benefícios previdenciários:
Para ter direito a esses benefícios, é necessário que a pessoa tenha a qualidade de segurado do INSS.
Ser segurado do INSS significa que a pessoa pode contar com a proteção social do Instituto e ter acesso aos benefícios previdenciários para se manter.
Para ter qualidade de segurado do INSS, é necessário que o cidadão tenha uma inscrição e faça pagamentos mensais ao Instituto a título de Previdência Social. Essa qualidade pode ser mantida durante períodos determinados, mesmo sem a contribuição, como em casos de desemprego ou maternidade – é o chamado período de graça.
A seguir, confira as situações em que a qualidade de segurado é mantida, mesmo sem novas contribuições:
Pagar a Guia da Previdência Social (GPS) é o que garante que você está contribuindo normalmente ao INSS. A contribuição ao INSS é o que garante sua qualidade de segurado e pode ser feita de 3 maneiras diferentes:
Neste post, você encontra instruções detalhadas para fazer o pagamento de cada uma das maneiras acima.
Esperamos que, com este post, você tenha entendido que contribuir para o INSS vai além de garantir sua aposentadoria: ser segurado do Instituto tem diversas vantagens, que servem de respaldo para momentos de maior vulnerabilidade, como desemprego, doenças e até a maternidade.
E aqui, no blog do PB Consignado, você encontra uma seção inteirinha dedicada à aposentadoria, tanto para ficar sempre a par das novidades como receber dicas incríveis para se aposentar melhor. Não deixe de acompanhar!