Criado em 2020, o Projeto de Lei nº 4367 discute a possibilidade de pagamento de um 14º salário para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Atualmente, o PL está tramitando na Câmara dos Deputados e ainda aguarda algumas aprovações para ser liberado.
Confira a seguir as principais notícias sobre o assunto e se há a possibilidade de ser pago em 2023!
A proposta de pagamento de um 14º salário para os beneficiários do INSS veio como uma forma de minimizar os impactos negativos do período mais intenso da pandemia de covid-19, em 2020 e 2021.
A ideia era que os beneficiários recebessem, além do benefício mensal e do 13º salário, aos quais já estão acostumados, um salário adicional.
Teria direito ao 14º salário quem recebe os seguintes benefícios previdenciários do INSS:
O BPC, por ser um benefício assistencial, não previdenciário, não dá direito ao 14º salário segundo o PL.
Apesar de ser um assunto que movimenta bastante o interesse dos brasileiros, o PL não teve atualizações desde 16 de agosto de 2022, quando o deputado Ricardo Silva (PSD/SP) requisitou a composição de uma Comissão Especial Temporária que cuidasse do projeto.
A alocação do PL a uma comissão especial é para que a tramitação aconteça o mais rápido e assertivamente possível.
Os próximos passos, ditados pela análise da Comissão Especial, é que ditarão se o PL será aprovado ou arquivado. Em caso de aprovação, o texto segue para a análise do Senado Federal.
É somente após a aprovação em todas essas etapas que o PL passa para a assinatura do presidente da República e, em seguida, o 14º é liberado para os beneficiários.
Considerando esse contexto, é improvável que o 14º salário seja aprovado ainda no primeiro semestre de 2023. Originalmente, a proposta era que o pagamento fosse acontecer em duas parcelas, em 2022.
No entanto, caso o PL siga adiante e seja aprovado em breve, o pagamento do 14º salário poderia acontecer no segundo semestre de 2023, da mesma forma que o 13º salário, caindo diretamente na conta do beneficiário.
Fique ligado no blog do PB Consignado, estamos sempre compartilhando as notícias mais relevantes para você!
Ah, e não se esqueça: como aposentado ou pensionista do INSS, você tem direito a contratar um empréstimo consignado, a modalidade de crédito mais segura e com as menores taxas de juros do Brasil.
Assim, caso esteja precisando de uma ajudinha extra para se manter no azul, não deixe de conferir as opções oferecidas pelo PB Consignado. Com a gente, você encontra taxas superacessíveis e possibilidade de pagamento em até 84 parcelas.
Acesse agora o nosso site e faça uma simulação gratuita.