O que é e para que serve uma carta DED?

O que é e para que serve uma carta DED?

Entenda o que é a para que serve a carta DED (demonstrativo de evolução da dívida) dos empréstimos consignados.
26.5.2021
3 minutos
O que é e para que serve uma carta DED?

O que é uma carta DED?

Se você tem um consignado e já considerou fazer a portabilidade do seu empréstimo, com certeza já ouviu falar na carta DED, ou Demonstrativo de Evolução da Dívida. Esse é um documento importante porque reúne informações relevantes sobre os empréstimos contratados. Na prática, ele funciona como um extrato um pouco mais detalhado.

Por que a carta DED é importante?

É com esse documento que você consegue fazer a quitação antecipada do seu empréstimo ou realizar a portabilidade para outra instituição. Lá você pode encontrar dados como o número do contrato, valor, número de parcelas que já foram pagas, quanto ainda falta quitar, suas taxas de juros e prazos.

Como funciona a portabilidade do empréstimo Consignado

Por conter tantas informações importantes, o Demonstrativo de Evolução da Dívida também pode ser útil na hora de declarar o Imposto de Renda. Você pode saber mais sobre o assunto acessando nosso artigo sobre como declarar o consignado no IR.

Como acessar a carta DED?

Para conferir seu demonstrativo é necessário entrar em contato com a instituição com a qual você fechou o contrato do empréstimo. Após a solicitação, o banco tem até 5 dias úteis para te enviar. É importante ressaltar que pedir esse documento é um direito seu: uma resolução do Banco Central determinou que nenhuma instituição financeira pode se negar a disponibilizar o DED.

Agora que você já sabe tudo sobre a carta DED, que tal virar um cliente PB Consignado? Faça sua portabilidade! Com a gente você encontra uma das taxas mais baixas do mercado e ainda aproveita várias outras vantagens do empréstimo consignado.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.