Confira tudo o que você pode fazer ligando para o 135, o número de telefone do INSS

Confira tudo o que você pode fazer ligando para o 135, o número de telefone do INSS

Confira tudo o que você pode fazer pelo telefone no INSS. Saiba qual é o contato certo para sua dúvida!
21.9.2021
6 minutos
Confira tudo o que você pode fazer ligando para o 135, o número de telefone do INSS

Durante a pandemia, uma das principais recomendações tem sido manter o distanciamento social. Mas, como fazer quando é necessário agendar a Prova de Vida ou conferir os processos em andamento, por exemplo?

A melhor alternativa seria poder fazer tudo a distância. E a boa notícia é que isto é possível. Você pode acessar inúmeros serviços com toda segurança, em sua casa, utilizando a central de atendimento telefônico do INSS ou o aplicativo Meu INSS (disponível para iOS e Android).

Para saber tudo sobre eles e acabar de vez com qualquer dúvida, continue lendo este texto especial sobre o tema.

Qual é o número de telefone do INSS?

Para entrar em contato com o INSS, basta discar 135 em seu telefone fixo ou celular e aguardar o atendimento. Dependendo da sua necessidade, no menu inicial, é possível escolher entre o autoatendimento (para verificar a data de pagamento do benefício, por exemplo) ou ser atendido por uma pessoa.

A central de atendimento pode ser usada por todos os cidadãos, incluindo, claro, aposentados e pensionistas da Previdência Social.

Dica: aguarde o encerramento do atendimento para obter o número do protocolo. Com ele é possível acompanhar o andamento das suas solicitações.

Em que horário é possível ligar para o 135?

O atendimento por telefone está disponível das 7 h às 22 h, de segunda-feira a sábado. Fora destes horários, está disponível somente o autoatendimento. A seguir explicaremos em detalhes o que é possível fazer em cada uma das opções.

Serviços: perícia médica, extratos e muito mais.

Ao ligar para o telefone do INSS, você será direcionado para um menu inicial com três opções. Confira o que é possível fazer em cada uma delas:

  1. Falar com um atendente
  2. Realizar inscrição na Previdência Social.
  3. Agendar dia e hora para comparecer presencialmente a uma agência, para fazer perícia médica ou Prova de Vida, por exemplo.
  4. Requerer benefício.
  5. Pedir revisão do benefício.
  6. Agendar pedidos de prorrogação (PP) e reconsideração do auxílio-doença (PR).
  7. Atualizar informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
  8. Atualizar os dados cadastrais.
  9. Emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
  10. Conferir o andamento dos processos.
  11. Atendimento eletrônico
  12. Consultar data e hora da perícia agendada.
  13. Conferir a situação de seu benefício.
  14. Obter o resultado do pedido de revisão de benefício.
  15. Obter o resultado do pedido de CTC.
  16. Verificar a data de pagamento dos benefícios.
  17. Obter outras informações.
  18. Fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria.

É preciso fornecer alguma senha?

É muito importante saber que o INSS não solicita senhas ou dados financeiros confidenciais. Se isto acontecer, desconfie. Provavelmente trata-se de um golpe.

Porém, assim como acontece na maioria das centrais telefônicas, alguns documentos para identificação podem ser solicitados. Confira o que você deve ter à mão quando ligar para o telefone 135:

  • CPF.
  • Número de inscrição na Previdência Social.
  • Número do NIS/PIS (carteira assinada) ou NIT (contribuintes individuais e domésticos).
  • CNPJ/CPF do empregador e número do benefício, se houver.

Por não ser 0800, a ligação tem custo?

Caso a ligação seja feita de um telefone fixo, mesmo que público, a chamada é gratuita. Entretanto, se ela for feita a partir de um celular, é considerada ligação local e cobrada da mesma maneira.

Em algumas operadoras, a chamada para o 135 é inclusive tarifada fora do pacote contratual do cliente. Ou seja, se o seu plano é pré-pago, talvez seja necessário contratar créditos extras. Fique atento!

Cuidado com o Whatsapp!

Cuidado com golpes! O INSS não possui serviço de atendimento ao público via WhatsApp. O número 135 é o único canal oficial de telefone para entrar em contato com o órgão. Da mesma forma, o INSS não solicita dados e documentos pessoais pelo aplicativo ou por SMS.

Dica: o INSS nunca entra em contato direto para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. Caso isto aconteça, desconfie da fraude e ligue para o 135 para se certificar.

Como usar o aplicativo Meu INSS?

Todos estes serviços – e mais – estão disponíveis também no Meu INSS. Criado para oferecer mais comodidade aos segurados, ele pode ser acessado pela internet do seu computador, no site meu.inss.gov.br, ou pelo aplicativo para smartphones (disponível para iOS e Android).

Além de oferecer mais de 90 serviços gratuitos, esta também é uma ótima forma de entrar em contato sem precisar esperar ser atendido, já que o tempo de espera é estimado em cerca de 10 a 20 minutos, dependendo da demanda.

Além disso, é possível utilizar o serviço em qualquer horário, ao contrário do telefone, e imprimir o que for necessário diretamente da plataforma.

Para baixar e usar os serviços do Meu INSS, tudo que você precisa é ter o aplicativo instalado no seu celular e conexão à internet, ou entrar pelo portal on-line do Meu INSS com seu usuário e senha.

Também é possível usar o 135 e o Meu INSS para consultar sua margem consignável e conferir o extrato do empréstimo consignado. Depois, é só aproveitar as condições incríveis que o Paraná Banco oferece e entrar em contato com a gente.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.