Na hora de solicitar o auxílio-doença, o trabalhador pode fazer sua solicitação remotamente, enviando um atestado ao INSS, sem a necessidade de passar por perícia.
No entanto, o processo ainda causa algumas dúvidas. Por isso, trouxemos neste post o passo a passo para você aprender como enviar o atestado médico ao INSS e garantir a concessão do seu benefício sem problemas. Vamos lá?
Esse benefício foi pensado para respaldar o trabalhador que seja acometido por alguma doença e precise se afastar de suas atividades. Para fazer sua solicitação, é necessário que:
O trabalhador pode ser dispensado da carência de 12 meses desde que sua doença esteja incluída na lista divulgada pelo governo. Recentemente, as doenças mentais também foram adicionadas ao rol.
Além disso, caso o período de afastamento recomendado pelo profissional de saúde seja inferior a 180 dias, a solicitação pode ser feita sem a necessidade de agendar perícia médica, bastando que o trabalhador envie os documentos pela plataforma Meu INSS.
Agora que você já conferiu que tem direito ao auxílio-doença, veja o passo a passo para enviar seu atestado médico para o Instituto:
Caso deseje, você pode clicar em “Gerar Comprovante” para salvá-lo em seu computador ou celular – mas lembramos que é possível consultar todas as suas solicitações ao INSS acessando o Meu INSS, selecionando “Consultar Pedidos” e encontrando na lista qual você deseja consultar em detalhes.
Esperamos que com o nosso tutorial de como enviar o atestado médico ao INSS você consiga seguir com a sua solicitação sem problemas!
Você sabia que o período de incapacidade pode ser prorrogado automaticamente, sem perícia? Essa mudança foi determinada em outubro de 2023 e já está valendo. Confira todos os detalhes aqui.
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