Como consultar o processo de aposentadoria no INSS?

Como consultar o processo de aposentadoria no INSS?

Veja como consultar processo de aposentadoria no INSS pela internet, sem precisar sair de casa, e saiba se seu benefício já foi aprovado!
26.3.2024
4 minutos
Como consultar o processo de aposentadoria no INSS?

Neste post, vamos falar em detalhes sobre como consultar o processo de aposentadoria no INSS para que você possa acompanhar, sem precisar sair de casa, o andamento da solicitação do seu benefício. Vamos lá?

Processo de aposentadoria: via administrativa ou judicial?

Antes de ensinarmos propriamente a consultar o processo, é necessário que você identifique se o seu é administrativo ou judicial.

Se o processo é administrativo, isso significa que a solicitação da sua aposentadoria foi feita diretamente ao INSS, com o envio dos documentos necessários após ter cumprido os pré-requisitos para a modalidade específica de aposentadoria.

Já os processos judiciais são abertos no Tribunal Regional Federal (TRF) ou no Tribunal de Justiça do seu estado. Os processos judiciais acontecem quando o INSS recusa a solicitação administrativa e, por isso, o cidadão entra com uma ação judicial, solicitando a reavaliação.

É essencial ir atrás dos seus direitos e entrar com uma ação judicial caso você tenha recebido uma resposta negativa mesmo cumprindo todos os requisitos para a sua aposentadoria e apresentando os documentos necessários.

Como consultar processo de aposentadoria administrativo?

A consulta do processo de aposentadoria que foi aberto pelo INSS também é feita no Instituto. Confira o passo a passo a seguir:

  1. acesse o portal Meu INSS, também disponível em versão aplicativo para dispositivos com Android ou iOS, e entre com seu CPF e senha já cadastrados – caso seja seu primeiro acesso, confira aqui como se cadastrar;
  2. clique em “Meus Benefícios”;
  3. na lista de todos os benefícios, selecione qual você deseja consultar;
  4. em “Detalhes do benefício” aparecerão o número do seu pedido, qual o tipo de benefício e a situação em que ele se encontra.

A situação pode variar entre 3 opções: habilitado, deferido e indeferido.

  • habilitado quer dizer que sua documentação foi recebida e está sendo analisada pelo INSS;
  • deferido quer dizer que sua solicitação foi analisada e aprovada e o benefício será concedido;
  • indeferido quer dizer que, após análise da sua solicitação, o INSS não aprovou a concessão do seu benefício.

Caso a sua solicitação seja indeferida, você deve checar se ficou faltando cumprir algum requisito ou apresentar algum documento para então decidir se entrará com uma ação judicial.

Como consultar processo de aposentadoria judicial?

Para consultar o processo de aposentadoria aberto via judicial, é necessário acessar o site do TRF responsável pela sua região:

  • TRF1: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins;
  • TRF2: Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • TRF3: São Paulo e Mato Grosso do Sul;
  • TRF4: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná;
  • TRF5: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O processo de consulta é bastante similar em todos os TRFs:

  1. acesse o site do TRF da sua região;
  2. clique em “Consulta processual”;
  3. selecione o tipo de processo, caso necessário;
  4. insira o número do seu processo e demais dados solicitados.

Após fazer esses passos, você terá acesso à situação do seu processo.

Não encontrei meu processo no TRF da minha região. O que devo fazer?

É possível que alguns processos não sejam encaminhados ao TRF e, portanto, você não encontre resultados no portal ao tentar consultar.

Isso pode acontecer caso a sua cidade tenha apenas um fórum estadual, e não um federal. Nessas situações, é necessário que o cidadão consulte o Tribunal de Justiça de seu estado.

Para isso, você pode pesquisar no Google ou outra ferramenta de busca de sua preferência: “Tribunal de Justiça + estado em que você mora”. Em geral, o primeiro resultado é a opção de que você precisa.

Ao acessar o site do TJ do seu estado, clique em “Consulta processual”, insira o número do processo e demais informações solicitadas e veja como está o andamento da sua ação.

 

Uma grande vantagem de ser aposentado pelo INSS é ter direito à contratação de empréstimos consignados, a modalidade de crédito mais segura e com os menores juros de todo o Brasil.

Por isso, depois de aprender como consultar processo de aposentadoria no INSS, que tal conferir como funciona a margem consignável? Te esperamos lá!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.