Hiscon: como consultar o extrato de empréstimo consignado

Hiscon: como consultar o extrato de empréstimo consignado

Hiscon: entenda o que é e como aposentados e pensionistas do INSS podem consultar.
30.11.2021
6 minutos
Hiscon: como consultar o extrato de empréstimo consignado

Muitas dúvidas podem surgir quando o assunto é empréstimo consignado, inclusive em relação a siglas e palavras, não é? Hoje falaremos do Hiscon. Essa é a sigla para o Histórico de Consignação, usado para que os aposentados e pensionistas do INSS tenham maior controle sobre seus empréstimos consignados. Siga a leitura com a gente e saiba tudo sobre o tema!

O que é o Hiscon?

Primeiramente, é importante saber o que é o Hiscon. Como dissemos acima, ele nada mais é do que a sigla para Histórico de Consignação. Esse é um documento onde aposentados e pensionistas do INSS podem consultar informações e valores do seu empréstimo consignado, especialmente para quem tem ou quer solicitar mais de um.

Para que serve o Hiscon?

Funcionando como um tipo de extrato, o Hiscon indica o número do contrato, a instituição financeira provedora do crédito, as datas de início e término de contrato, como também todos os dados de empréstimos consignados realizados nos últimos 5 anos.

Quais informações podem ser encontradas no Hiscon?

  • Banco ou instituição financeira responsável pelo empréstimo;
  • Número de empréstimos ativos e inativos;
  • Número de parcelas de cada empréstimo;
  • Valores contratados em cada empréstimo;
  • Datas de início e término do empréstimo;
  • Margem consignável disponível.

Qual a importância do Hiscon?

Ele é um dos principais documentos que um aposentado ou pensionista deve ter. Com ele, você tem um melhor controle do seu benefício, consegue entender os contratos ativos e não passar por nenhum sufoco financeiro. Isso tudo vale principalmente para quem tem mais de um empréstimo consignado.

Importante lembrar que ele também é usado pelas instituições financeiras para analisar se existe a possibilidade de liberação de um novo crédito, levando em conta a margem consignável disponível.

Como acessar e solicitar o Hiscon?

Para consultar o Hiscon, será necessária uma solicitação feita pelo aposentado ou pensionista do INSS, ou seja, o titular do benefício. Em alguns casos, existe uma exceção para que representantes legais ou para quem tem uma procuração possa solicitar o documento.

O documento pode ser solicitado de duas formas: presencial ou online. Veja abaixo como fazer esse procedimento.

Presencialmente no Posto de Atendimento do INSS

Para evitar filas, é recomendado que o serviço seja agendado com antecedência pela Central de Atendimento 135 ou pelo Meu INSS. Fazendo isso, você deve comparecer até a agência, levando um documento de identificação com foto e apresentá-lo na hora do atendimento.

Meu INSS

Se você preferir a praticidade da internet, pode escolher por fazer a solicitação no Meu INSS. Acessando o site de qualquer dispositivo conectado à internet, clique em “Extrato de Empréstimo Consignado”, do lado esquerdo da página, e digite a sua senha para poder liberar todo o histórico de empréstimos consignados. Nos dois casos, a emissão do documento é feita imediatamente.

Meu INSS - Extrato de Empréstimo Consignado

Opção “Extrato de Empréstimo Consignado”, do lado esquerdo da página

Publicações que você pode gostar:

Agora que você já sabe tudo sobre o Hiscon e conseguiu consultar o seu histórico de consignado, faça a escolha inteligente de trocar a sua dívida por uma com juros menores. Aqui no PB Consignado, temos as melhores condições. Faça uma simulação!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.