Por telefone ou online: veja como usar seu CPF para descobrir o número do benefício do INSS

Por telefone ou online: veja como usar seu CPF para descobrir o número do benefício do INSS

Veja nesse guia a melhor forma de encontrar o seu benefício do INSS apenas com o número do seu CPF. É rapidinho!
13.10.2021
5 minutos
Por telefone ou online: veja como usar seu CPF para descobrir o número do benefício do INSS

Todos que recebem algum tipo de benefício previdenciário, incluindo aposentados e pensionistas, possuem um código de segurado responsável por sua identificação.

Este número é enviado junto com a carta de concessão do benefício. Ele é formado por 10 dígitos e é único para cada benefício. Ou seja, caso você tenha mais de um benefício vinculado ao seu CPF, terá códigos diferentes para cada um deles.

O número do benefício, ou NB, pode ser usado para acompanhar o processo de solicitação e liberação do seu benefício, ou mesmo para consultar aqueles que já foram emitidos.

Mas, se você perdeu a carta de concessão ou não sabe qual é o seu código, também pode consultar o benefício do INSS utilizando o seu CPF.

Isso pode ser feito de duas maneiras, ambas sem precisar sair de casa. Confira a seguir!

1. De forma online, pelo Meu INSS

O Meu INSS foi criado para oferecer mais comodidade aos segurados. Ele pode ser acessado pela internet do seu computador, no site meu.inss.gov.br, ou pelo aplicativo para smartphones (disponível para iOS e Android).

Além de oferecer mais de 90 serviços gratuitos, esta também é uma ótima forma de entrar em contato sem precisar esperar ser atendido no telefone, já que o tempo de espera é estimado em cerca de 10 a 20 minutos, dependendo da demanda.

Ao fazer seu login no site ou app utilizando o número do CPF, o número de cada benefício já aparece na tela inicial. É possível obter informações mais detalhadas clicando em ‘Detalhar’.

2. Pelo telefone de atendimento do INSS, o 135

Caso você não possua ou não esteja familiarizado com a internet, também é possível ligar para o número 135 e entrar em contato com a central de atendimento do INSS. O atendimento por telefone está disponível das 7 h às 22 h, de segunda-feira a sábado. Para evitar fraudes, além de informar o número do CPF, você vai precisar confirmar alguns dados.

Se a ligação for feita de um telefone fixo, mesmo que público, a chamada é gratuita. Entretanto, se ela for feita a partir de um celular, é considerada ligação local e cobrada da mesma maneira.

Em algumas operadoras, a chamada para o 135 pode ser tarifada fora do pacote contratual. Ou seja, se o seu plano é pré-pago, talvez seja necessário contratar créditos extras. Fique atento!

Além do CPF, você também pode usar o Número de Identificação Social (NIS) para consultar seu benefício. Este número é registrado pela Caixa Econômica Federal, e é vinculado a um cadastro obrigatório para poder receber os valores.

Com seu número do benefício em mãos, você pode consultar todos seus empréstimos e sua margem consignável. Se você ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato com o Paraná Banco. Estamos prontos para ajudar!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.