Como quitar um empréstimo consignado?

Como quitar um empréstimo consignado?

Saiba como quitar seu empréstimo consignado e quais as vantagens da portabilidade para o PB Consignado.
23.11.2021
6 minutos
Como quitar um empréstimo consignado?

Quem já passou por algum momento difícil ou precisou de ajuda para conquistar alguma coisa e recorreu ao empréstimo consignado como solução, sabe que ele é uma das modalidades de crédito mais populares e com as menores taxas de juros.

Mas, em algum momento, você pode fazer a quitação desse empréstimo, seja através da liquidação antecipada ou pela portabilidade do consignado, que são as duas maneiras mais comuns na hora de quitar um empréstimo consignado. Se você tem interesse na quitação, siga com a gente e entenda tudo sobre esse processo.

Publicações que você pode gostar:

Como quitar um empréstimo consignado?

Primeiramente, você deve analisar qual é a melhor opção para o seu orçamento. Entenda sobre elas abaixo.

Na Liquidação Antecipada

Escolhendo a liquidação ou a quitação antecipada, você pode quitar o seu empréstimo consignado de uma só vez, antecipando todas as parcelas e ainda com a possibilidade de descontos para aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque, como você vai realizar o pagamento antes do vencimento, as taxas de juros podem ser abatidas, porém é importante verificar o saldo devedor.

Se optar por essa modalidade, você precisa procurar a instituição financeira onde o empréstimo consignado foi contratado e solicitar a liquidação antecipada. O pagamento poderá ser feito através de um boleto bancário ou em débito em conta, variando de acordo com seu saldo financeiro ou de instituição para instituição.

Mas e as suas vantagens? A maior delas é a redução das taxas de juros, que o ajudam a sair daquele aperto financeiro e deixam seu orçamento mais tranquilo. Outra possibilidade é a liberação de novos créditos, pois, como há diminuição da taxa de juros, você pode ter parte da margem liberada para um refinanciamento, por exemplo. Além disso, a antecipação pode contribuir para sua imagem no mercado, já que você deixa registrado que é um bom pagador. Mas, para isso, é muito importante que você avalie todas as condições antes de seguir com essa opção.

Na portabilidade do consignado

Na portabilidade do empréstimo consignado, você tem a possibilidade de trocar seu empréstimo atual por um novo, tendo condições mais vantajosas. Assim, você o substitui por um novo contrato, em outro banco e com outras taxas, geralmente melhores. Fazendo a portabilidade, é possível que o valor do empréstimo seja reduzido em até 40%.

A quitação do empréstimo consignado vale a pena?

Se optar pela liquidação antecipada, depende. Ela só é vantajosa para aposentados e pensionistas do INSS que estão com os pagamentos em dia e também com o valor disponível em conta. Já a portabilidade é mais comum e vale a pena para quem quer melhores condições de pagamento e taxas de juros.

Agora que você já sabe como funciona a quitação de um empréstimo consignado e também as vantagens da portabilidade, mude para o PB Consignado. Aqui você conta com as melhores condições e com as menores taxas de juros. Faça uma simulação!

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.