O consignês é mais fácil do que você imagina!

Conheça a seguir alguns termos que fazem parte da linguagem do mundo do empréstimo consignado.

Acesse o PB Blog

Aqui você não precisa ser um especialista para cuidar bem do seu dinheiro.

Averbação, hiscon, CCB... ufa! Às vezes é tão difícil entender os termos do mundo do consignado, não é? Mas não se preocupe: a seguir, vamos “traduzir” algumas siglas e palavras difíceis para um jeito simples de entender. É mais fácil do que você imagina!

O que é averbação?

Para emprestar dinheiro para você, o PB precisa da autorização do convênio.

A averbação é uma etapa importante do processo de contratação do consignado. Ela acontece, de forma geral, quando o convênio (como o INSS, por exemplo), autoriza o banco a fazer um empréstimo consignado. Ou seja, o banco pode agora fazer o desconto na sua folha de pagamento.

O que é Hiscon?

É um documento que apresenta detalhes de todos os empréstimos consignados que você já fez.

Essencial para a portabilidade, o extrato do Hiscon (Histórico de Consignações) permite consultar número de protocolo, instituição bancária em que o empréstimo foi contratado, número de parcelas, prazo e o limite de crédito disponível para contratação de novos empréstimos (margem consignável).

O que é CCB?

Para obter seu empréstimo, é preciso antes assinar o contrato CCB.

A Cédula de Crédito Bancário, ou CCB, é um documento que indica a promessa de pagamento de um empréstimo. Sempre que um empréstimo é contratado, você precisa assinar a CCB, declarando ter conhecimento e se comprometendo a pagar a dívida. A CCB traz informações sobre quem emprestou o dinheiro e quem vai receber, além de dados gerais da transação.

Logo PbBlog

Quer saber mais sobre o universo do empréstimo consignado?

Confira os artigos disponíveis no PB Blog, inscreva-se e esclareça suas dúvidas.

Acesse o PB Blog