Vacina da gripe estará disponível o ano inteiro para idosos

Vacina da gripe estará disponível o ano inteiro para idosos

O Calendário Nacional de Vacinação é muito importante para a saúde pública. Confira detalhes sobre a vacina da gripe e a mudança em 2025.
2.4.2025
7 minutos
Vacina da gripe estará disponível o ano inteiro para idosos

A saúde é um tema ao qual sempre devemos prestar atenção, sobretudo na terceira idade, quando cuidados específicos e mais frequentes são necessários.

Quando o assunto é a vacinação para idosos, não é diferente. Algumas mudanças foram realizadas nesse campo e você confere todos os detalhes a seguir. Continue a leitura e fique por dentro!

A vacina da gripe funciona?

Apesar de já existir há muito tempo, a vacina da gripe ainda gera desconfiança por parte de algumas pessoas. É comum que a população pense que não vale a pena tomar, uma vez que existe a sensação de frequentemente ficar doente depois.

Bem, isso não passa de um mito. A vacina da gripe é segura e eficaz, sem efeitos colaterais importantes. O que pode ocorrer é que a pessoa comece a sentir sintomas após a vacina, mas que, na verdade, são causados por outros vírus que já estavam incubados antes.

Como a vacina geralmente é tomada em uma época específica, é comum que os vírus já estejam circulando bastante. Por isso, ficar resfriado perto do momento em que você tomou a vacina não significa que foi ela quem causou o mal-estar.

Outro ponto importante é que a vacina é feita a partir de vírus inativos, ou seja, eles não induzem o desenvolvimento da doença – aliado a isso, é claro, está o fato de que a vacina leva cerca de 15 dias para começar a ser eficaz. Dessa forma, ficar gripado logo após ter tomado a vacina é coincidência e uma ocorrência comum devido à época da gripe.

Por fim, vale ressaltar que, como o vírus da gripe é muito volátil, as vacinas estão em constante mudança. Assim, a vacina do ano anterior não oferecerá uma proteção completa ao vírus do momento, sendo necessário tomar sempre a mais atualizada.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

A vacina da gripe é indicada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade, em especial os grupos prioritários ou com maior risco de desenvolver infecções respiratórias graves, como idosos acima dos 60 anos, gestantes, professores, tanto da rede pública como privada, e crianças entre 6 meses e 5 anos e 11 meses.

A vacinação na terceira idade é de extrema importância porque é comum que esse público seja mais vulnerável: com o passar dos anos, nosso sistema imunológico tende a ficar mais fraco, sobretudo quando consideramos comorbidades frequentes nos mais velhos, como hipertensão, diabetes e até Parkinson, por exemplo.

Por isso, manter a carteirinha de vacinação em dia é superimportante, tanto para proteger você como as outras pessoas à sua volta que, por algum motivo, não podem tomar as vacinas. Dessa forma, com mais gente imunizada, a circulação dos vírus é reduzida, resultando em menos gente ficando doente.

Lembramos, claro, que caso seja sua primeira vez tomando alguma vacina o acompanhamento médico é imprescindível. O profissional da saúde poderá te orientar sobre qual o melhor momento para tomar, se há alguma contraindicação e quais os efeitos colaterais aos quais ficar atento.

Quando devo tomar a vacina da gripe?

A vacina da gripe deve ser tomada todo ano, pois o Influenza, principal vírus causador da gripe comum, está em constante mutação. Com isso, as vacinas precisam ser atualizadas regularmente, para que a população esteja sempre protegida.

Para o cidadão, isso significa tomar a vacina da gripe anualmente, de forma a garantir que o imunizante seja feito considerando as variáveis mais recentes do vírus. Tomar uma vacina desatualizada, ou ficar um período sem tomar, não garante a imunidade do paciente.

Os vírus dificilmente permanecem em circulação por muito tempo sem sofrer alguma alteração, assim, a vacinação regular e periódica tem o intuito de proteger as pessoas de maneira mais ampla e segura.

No Brasil, o calendário de vacinação para gripe era sazonal, isto é, a aplicação do imunizante acontecia apenas em determinada época do ano, perto do inverno, momento em que os vírus se propagam mais por conta da menor circulação de ar em decorrência de portas e janelas fechadas.

Porém, em 2025, isso mudou: a partir da segunda quinzena de março, a vacina para gripe fará parte do Calendário Nacional de Vacinação e estará sempre disponível para os grupos prioritários – crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses, idosos a partir de 60 anos, gestantes e professores.

O principal argumento é que a gripe acontece a qualquer momento do ano, não apenas no período sazonal (outono e inverno). Assim, é de interesse do Ministério da Saúde que o imunizante seja sempre disponibilizado, a fim de proteger o maior número de pessoas possível. Com isso, consegue-se minimizar o número de surtos e melhorar a qualidade de vida da população de uma maneira geral.

Reforçamos a necessidade de se vacinar anualmente, independentemente do período do ano. Para imunocomprometidos, pessoas com comorbidades ou vivendo em áreas de maior risco, como indígenas, ribeirinhos e quilombolas, a periodicidade pode mudar. Nesse caso, vale consultar um médico e seguir as orientações específicas para esse público.

 

Gostou de saber que a vacina da gripe estará permanentemente disponível para a terceira idade? Com isso, manter a saúde dos idosos em dia fica muito mais simples.

A vacinação é uma maneira muito importante de cuidar de si mesmo. Que tal continuar sua leitura entendendo qual a importância do autocuidado na terceira idade? Te esperamos lá!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.