Todo aposentado e pensionista do INSS recebe a indicação do banco em que vai receber o seu benefício após a aprovação dele. Mesmo assim, qualquer segurado pode transferir o seu benefício para receber e sacar no banco de sua preferência. Se esse é o seu caso, siga esta leitura com a gente!
Antes de irmos direto ao ponto, é importante relembrar como funciona o processo de pagamento dos benefícios do INSS. Depois de ter o benefício aprovado, todo aposentado ou pensionista do INSS recebe a carta de concessão, documento que contém todas as informações, como tipo de benefício, número de identificação, forma do cálculo e o valor. Além disso, a carta indica em qual instituição você vai receber o benefício.
Geralmente, a forma mais comum de receber o benefício é através do cartão magnético, situação em que o beneficiário não possui nenhum vínculo com o banco. Em outros casos, é possível receber através de uma conta-corrente ou conta-poupança, mas é preciso ficar ligado, porque podem ser cobradas taxas pelo banco.
Isso tudo funciona com base em um calendário de pagamentos divulgado pelo INSS todo ano, e os beneficiários são divididos de acordo com o número final do seu benefício.
A transferência de benefício do INSS se dá quando o beneficiário tem intenção de alterar a agência, o banco ou a forma de pagamento, como, por exemplo, de conta-corrente e conta-poupança para o cartão de benefício.
Os casos mais comuns são a mudança de endereço, quando o segurado conta com uma agência mais próxima da sua residência, e casos de mudanças de bairro, cidade ou Estado. Outro fator importante que está ligado a essa mudança é a escolha de uma agência com melhor infraestrutura física, que se adeque às suas necessidades.
Todos os cidadãos que estão em andamento com seu processo previdenciário ou aqueles que já possuem o benefício aprovado. Em alguns casos, representantes legais e procuradores dos beneficiários também podem fazer essa solicitação.
Hoje em dia, você pode solicitar vários serviços e consultas pelo Meu INSS, inclusive a alteração de agência.
1 – Acesse o Meu INSS e faça o login;
2 – Encontre a opção “Novo pedido”, clique e aguarde a página seguinte carregar;
3 – Após isso acontecer, abra um “novo requerimento” e digite a palavra “alterar” no menu de pesquisa;
4 – Selecione a opção de “Alterar Local ou Forma de Pagamento”;
5 – Siga todas as orientações e preencha todos os campos com os dados necessários para que a solicitação seja validada.
O solicitante deve ter em mãos algum documento de identificação com foto, por exemplo, RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), assim como qualquer carteira de ordem profissional. Em caso de existir um representante ou procurador, deverá apresentar a procuração ou o termo de representação legal, como também algum documento oficial com foto e CPF.
Agora que você entendeu como fazer a transferência do seu benefício do INSS e percebeu que está precisando daquele crédito, escolha o PB Consignado. Oferecemos as melhores condições e as menores taxas do mercado. Faça agora uma simulação!