Devido ao aumento crescente de golpes financeiros praticados no Brasil, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) criou a campanha Tem cara de golpe, a fim de informar a população quais os golpes mais comuns e conscientizar sobre as maneiras de evitá-los.
Essa associação representativa sem fins lucrativos busca apoiar e representar os bancos e instituições financeiras em diversos âmbitos e tem contado com seus associados para divulgar a campanha, a fim de que ela tenha amplo alcance.
Segundo a ABBC, mais de 8 milhões de brasileiros já foram vítimas de golpes financeiros, causando um prejuízo de mais de R$ 551 milhões em golpes online, dados que reforçam a necessidade de conscientização.
A campanha reforça que fraudes e golpes financeiros podem acontecer com qualquer pessoa, mas se todo mundo reconhecer os sinais, isso pode mudar.
Para conscientizar as pessoas, a ABBC criou uma página exclusiva para a campanha com conteúdos informativos objetivos e descomplicados que podem ser acessados e compartilhados por todos. Abaixo, trazemos um apanhado do que você pode encontrar por lá!
Quais são os golpes financeiros mais populares no Brasil?
A campanha Tem cara de golpe elenca os 11 golpes mais comuns no Brasil e traz dicas para fugir deles. Veja, a seguir, o resumo de cada um.
- Golpe da falsa central de atendimento: você é contatado por telefone por um suposto funcionário de seu banco dizendo que sua conta sofreu tentativas de golpe. O criminoso solicita seus dados e, com eles, consegue limpar sua conta ou comprar com seu cartão.
- Golpes com uso de link falso: conhecido como phishing, esse golpe usa links que parecem confiáveis para roubar seus dados e usá-los para fraudar suas contas ou fazer compras com suas informações.
- Golpe do boleto falso: você recebe um boleto quase idêntico a um boleto bancário verdadeiro, mas o pagamento acaba indo para os criminosos.
- Golpes via WhatsApp: você recebe mensagens oferecendo vantagens ou serviços solicitando um código para confirmação que, na verdade, é o código de verificação do seu WhatsApp. Se o número for compartilhado, sua conta é clonada e os criminosos acessam seus contatos, passando a pedir dinheiro em seu nome.
- Golpes após roubo ou furto de celular ou tablet: criminosos acessam seus dados e aplicativos após roubarem seu dispositivo móvel e conseguem fazer saques, transferências e compras em seu nome.
- Golpe do falso empréstimo: você é contatado por uma suposta instituição financeira oferecendo ótimas condições para fazer um empréstimo, como um consignado. Mas os criminosos pedem um valor antecipado e depois você percebe que foi fraudado.
- Golpes por falta de segurança dos dispositivos móveis: os criminosos aproveitam seu descuido com a proteção do celular ou tablet e conseguem seus dados para usá-los maliciosamente.
- Golpes com o uso indevido de marcas: você é contatado por telefone, e-mail ou mensagem de um suposto banco conhecido. Com um discurso persuasivo, tentam te convencer a passar informações pessoais e confidenciais, como senhas, conta bancária e dados de cartão.
- Golpes com cartões: existem diversas formas de fraude que exploram a proteção do cartão, como maquininhas reprogramadas ou com o visor quebrado, forçando você a checar os valores em outros dispositivos e depois percebendo que o valor real foi bem maior.
- Golpe do consignado: o criminoso se passa por um agente do INSS e oferece cartões e vantagens tentadoras, te manipulando para conseguir sua autorização para empréstimos consignados em seu nome, mas que vão para a conta dos golpistas.
- Golpe da portabilidade: os fraudadores usam seus dados e documentos para criar uma conta em outro banco e pedir a portabilidade do seu salário, que então vai para a conta dos criminosos em vez de cair na sua.
Como me proteger, de modo geral, dos golpes financeiros?
A página da campanha Tem cara de golpe traz informações detalhadas para se prevenir de cada tipo de golpe. Mas, de modo geral, você deve estar sempre atento a algumas dicas simples:
- cuide das suas senhas: crie senhas seguras e não as compartilhe com ninguém;
- cuide dos seus cartões: não entregue seu cartão a ninguém, mesmo que sejam supostos representantes do seu banco, pois instituições financeiras não têm essa prática;
- confira suas compras: sempre verifique o valor passado na maquininha e se o cartão devolvido pelo vendedor é realmente o seu;
- cuidado nas compras online: compre apenas em sites confiáveis e dê preferência para o uso de cartões virtuais;
- não clique em links desconhecidos: confira remetentes de emails e mensagens e nunca clique em links suspeitos;
- cuide-se nas redes sociais: cuidado com o que publica nas redes, pois uma simples foto ou mensagem pode fornecer informações suas que poderão ser usadas por criminosos;
- cuidado com ligações: nunca informe seus dados pessoais e senhas em ligações telefônicas;
- atenção nas operações bancárias: sempre confira os dados das suas transações bancárias, como o nome do recebedor ao pagar um boleto ou ao realizar transferências ou Pix.
Gostou das dicas? Nada como se proteger e cuidar da sua saúde financeira, certo? Por isso, fique de olho na campanha Tem cara de golpe e siga todas as informações para evitar fraudes e golpes.
O Paraná Banco é associado à ABBC e apoia essa campanha, pois acreditamos que o conhecimento é a chave para a sua segurança.
Por isso, o blog do PB Consignado sempre traz as notícias e informações mais importantes para você cuidar das suas finanças e ter mais qualidade de vida. Continue nos acompanhando e até a próxima!