A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é também conhecida como a taxa básica de juros da economia brasileira, uma vez que afeta diversos elementos, que a usam como base.
Com o empréstimo consignado, não é diferente: a taxa de juros para o crédito também oscila de acordo com a taxa Selic.
Quer entender melhor como é essa relação? Continue acompanhando o artigo!
Como dissemos na introdução, a taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Mas o que isso significa? E como ela é calculada?
Basicamente, a taxa Selic é calculada e divulgada pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) a cada 45 dias. Quando o Comitê se reúne, discute por dois dias se a taxa será aumentada, diminuída ou mantida.
Esse valor é o que o Copom tem como meta, ou seja, é a taxa de juros que o Banco Central visa a atingir na prática, lançando mão de estratégias de negociações de títulos públicos (compra e venda de títulos do Tesouro Nacional).
A taxa Selic é o que o Banco Central usa como principal instrumento de política monetária para controlar a inflação. Assim, diversos indicadores usam a oscilação da Selic como base para serem calculados.
Esses indicadores podem ser tanto taxas de juros para rendimento de investimentos, como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), ou taxas de juros de empréstimos, como é o caso do empréstimo consignado.
Assim, a atenção à taxa Selic deve ser enorme, tendo em vista que ela é um importante termômetro de como anda a inflação no Brasil e quão caro ou barato está o crédito naquele momento e como será o rendimento de investimentos de renda fixa.
De maneira geral, uma taxa Selic alta representa um momento de alta inflação no país, o que significa que o crédito fica mais caro – e vale ressaltar que não é só para os cidadãos, mas também para as empresas e até mesmo para o próprio governo.
Elevar a taxa Selic e, por consequência, as taxas de juros de empréstimos é uma forma de o governo desestimular o consumo, assim minimizando as taxas de inadimplência.
Já em um cenário econômico mais favorável, a Selic é diminuída, fazendo com que taxas de juros no geral fiquem menores e, assim, o crédito é mais barato – ou seja, o governo federal estimula o consumo quando o mercado está favorável e a inflação, mais baixa. Assim, a economia é aquecida.
Se você tem dívidas ou empréstimos contratados ou pretende contratar algum empréstimo, é essencial que esteja sempre de olho na taxa Selic, para saber se está pagando uma taxa de juros alta ou baixa nas suas transações.
Desde janeiro de 2021, a taxa Selic vem crescendo:
Isso significa que, desde janeiro de 2021, os juros de empréstimos e dívidas são mais altos, para acompanhar a inflação alta, que é reflexo do momento de crise que o país vem vivendo – tanto por conta da pandemia como pela crise política.
No entanto, em agosto de 2022, a taxa Selic se estabilizou em 13,75% e, em outubro de 2022, na última divulgação antes da redação deste artigo, o valor se manteve.
No boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a previsão é que, para os próximos meses, a tendência é de baixa para a Selic, que deve cair para 13,5% ao ano na metade de 2023 e atingir 11,25% ao ano no final do próximo ano.
Com isso, os consumidores podem esperar também uma queda nas taxas de juros de crédito, que, acompanhando a diminuição da Selic, devem ficar progressivamente mais baratos.
Assim, o consumo é estimulado e o crédito fica mais barato, fazendo com que a realização de sonhos, como o financiamento da casa própria ou a troca de carro, seja mais facilmente atingida.
Aqui, no PB Consignado, temos como compromisso mantê-lo sempre bem-informado e atualizado acerca das notícias e novidades do mundo financeiro. Pensando nisso, temos uma categoria inteira no nosso blog apenas para artigos relacionados a empréstimos consignados.
Depois de ler o que preparamos e comprovar que o empréstimo consignado é a melhor opção, com as menores taxas de juros do Brasil, você pode acessar o nosso site e fazer uma simulação. Temos condições excelentes, com possibilidade de pagamento em até 96 parcelas. Te esperamos lá!