É bom ou ruim para meu dinheiro e para os empréstimos que a taxa Selic esteja baixa?

É bom ou ruim para meu dinheiro e para os empréstimos que a taxa Selic esteja baixa?

Será que é bom ou ruim que a taxa Selic esteja baixa? Leia o post e entenda o que é essa taxa e como ela afeta o seu dinheiro e seus empréstimos.
9.2.2024
5 minutos
É bom ou ruim para meu dinheiro e para os empréstimos que a taxa Selic esteja baixa?

Desde meados de 2023, têm-se falado bastante sobre a queda na Selic. Mas você sabe o que significa ter uma taxa Selic baixa? Se isso é bom ou ruim para o seu dinheiro e para os empréstimos?

Continue acompanhando: ao longo do post explicaremos o que é a taxa Selic e como ela influencia o seu bolso e seus empréstimos. Vamos lá?

O que é a taxa Selic?

Antes de mais nada, é necessário entender o que é a taxa Selic para, em seguida, poder compreender o que significa ela estar alta ou baixa.

A Selic é a taxa básica de juros da economia, ou seja, ela age como um guia para todas as outras taxas de juros, quer sejam de empréstimos ou rendimentos dos investimentos.

E sua principal função é controlar a inflação:

  • a Selic cresce em momentos de inflação alta, para desestimular o consumo e desacelerar a economia;
  • a Selic diminui quando a inflação está controlada, isto é, quando os preços estão subindo de modo saudável e não há necessidade de intervenção do Banco Central (BC) para evitar disparos.

O que significa ter uma taxa Selic baixa?

Como mencionamos antes, desde agosto de 2023 a Selic está em ciclo de queda, isto é, vem sendo diminuída pelo Banco Central, que a recalcula a cada 45 dias – nesse prazo, o BC decide se aumenta, diminui ou mantém a taxa considerando o cenário econômico do país e mundial.

Assim, o ciclo de queda consistente indica que a economia do Brasil está caminhando para um patamar cada vez mais saudável, uma vez que não tem sido necessário usar o recurso de aumentar a taxa básica de juros para controlar a inflação e desestimular o consumo.

Mas isso é bom ou ruim para meu dinheiro? E para os meus empréstimos?

Bem, agora que você já entendeu o que é a taxa Selic e o que significa ela estar alta ou baixa, deve estar se perguntando como tudo isso afeta os seus empréstimos e reservas, certo?

Seu dinheiro

Caso você tenha algum dinheiro guardado em poupança ou aplicações de renda fixa, como CDBs ou Tesouro Direto, a taxa de rendimento também é reduzida.

Isso acontece porque, de maneira geral, investimentos de renda fixa usam como base uma taxa chamada DI, que acompanha de perto os movimentos da Selic. Essa taxa se refere a uma média das taxas de juros praticadas pelos bancos nas transações de empréstimos entre essas instituições, chamados de CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Assim, embora DI e Selic não sejam exatamente iguais, a taxa DI é muito próxima à Selic e, por isso, seus investimentos de renda fixa rendem mais quando a Selic está alta, e menos quando ela cai.

Seus empréstimos

Com a inflação controlada, o crédito fica mais barato. Isso significa que taxas de juros de empréstimos caem e você paga menos pelo dinheiro emprestado.

Assim, momentos de baixa da Selic são os melhores para a contratação de empréstimos, porque as taxas praticadas serão bem mais baixas.

Quando a Selic está alta e é necessário controlar a inflação, uma das medidas é tornar o crédito menos acessível à população, elevando os juros. Isso desestimula o consumo e, eventualmente, os preços voltam a cair, normalizando o momento inflacionário.

Por isso, caso esteja planejando realizar um sonho ou precise de uma mãozinha para resolver alguma pendência, a hora é agora: com a Selic baixa, as ofertas de empréstimos são bem mais vantajosas para você.

Em especial no caso do empréstimo consignado, que tem as menores taxas de todo o Brasil e vem reduzindo seus juros junto com a taxa básica da economia.

Além das taxas baixíssimas, essa modalidade de crédito é supersegura e pode ser contratada digitalmente, estando disponível para beneficiários do INSS, servidores públicos e militares.

Aqui, no PB Consignado, você encontra ótimas opções para pagamento em até 84 parcelas que cabem no seu bolso.

Ficou interessado e quer aproveitar a taxa Selic baixa? Acesse nosso site e faça agora mesmo uma simulação.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.