Provavelmente você já ouviu falar sobre o Score, e como ele é um indicativo importante para que empresas e instituições financeiras concedam crédito a seus clientes.
Entretanto, nem todo mundo sabe quais são exatamente as transações que podem fazer um consumidor aumentar ou diminuir a pontuação no Serasa Score.
Quer descobrir o que pode estar diminuindo seus pontos ou o que pode ajudar a aumentá-los? É só continuar conosco na leitura deste artigo!
Criado pela Serasa Experian, uma marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, o Serasa Score é um sistema que analisa e avalia a probabilidade de os consumidores pagarem suas contas em dia, estabelecendo uma pontuação de 0 a 1000 – quanto mais pontos, maiores as chances do consumidor ser um “bom pagador”.
Como você pode imaginar, essa informação é bastante interessante para as empresas que vendem produtos ou serviços a prazo, já que é preciso ter certa garantia e confiança de que vão receber de seus clientes o pagamento total de uma aquisição.
Pelo mesmo motivo, o Score costuma ser um dado importante para instituições financeiras que oferecem operações de crédito, como empréstimos e financiamentos.
Portanto, se você quer ter um bom perfil de consumidor, com maiores chances de receber boas condições e ofertas ao fazer compras, empréstimos ou financiamentos, é essencial ter uma boa pontuação no Serasa Score.
O que dita o aumento ou diminuição dos seus pontos no Score é o seu comportamento em relação a consumo e pagamentos. Mas, como isso é bastante abrangente, é comum ficar em dúvida sobre o que realmente pode influenciar sua pontuação.
O problema disso é que as pessoas acabam acreditando em mitos sobre o Serasa Score e, em contraponto, não sabem algumas informações relevantes a respeito.
Pensando nisso, a seguir, fizemos uma lista com as dúvidas mais comuns e te contamos se elas realmente podem aumentar ou diminuir seus pontos. Acompanhe!
Se você precisa aumentar a sua pontuação do Score para conseguir crédito e imagina que, ao quitar suas dívidas, terá mais pontos rapidamente, saiba que não é bem assim.
O processo pode demorar algum tempo, pois o Score leva em consideração uma série de informações que não se restringem apenas às dívidas em atraso.
Portanto, a melhor maneira de ter uma pontuação alta é ter bons hábitos a longo prazo e com constância. Se alguém disser que pode ajudar a aumentar a sua pontuação com rapidez, é melhor fugir do golpe.
Circula por aí o mito de que colocar o CPF na nota fiscal ajudaria a aumentar o Score, pois algumas pessoas podem acreditar que, ao informar o CPF em uma compra, a Serasa perceberá que se trata de um bom pagador.
No entanto, a empresa afirma que o CPF em notas fiscais não é um dos dados que entram na análise do seu perfil de consumidor para pontuar no Score.
O Código Civil brasileiro institui, em seu artigo 205, que, em geral, as dívidas não pagas com mais de 10 anos prescrevem, ou seja, não podem mais ser cobradas de quem está devendo – é o que chamamos de “dívida caduca”.
A depender do tipo de produto ou serviço adquirido na dívida, esse prazo pode ser menor. Há dívidas que “caducam” em 5 anos ou até mesmo em 1 ano.
No que diz respeito aos cadastros de inadimplentes, como é o caso da Serasa, as empresas só podem manter as dívidas no cadastro do cliente por 5 anos.
Sendo assim, o Score não contabiliza suas dívidas com prazo maior que esse período. Então, mesmo que você tenha tido outros momentos de dificuldade com dívidas em sua vida, eles não ficarão para sempre influenciando a sua pontuação.
Com o aumento das transações virtuais, seja bancárias, de compras ou cadastros em sites e aplicativos no geral, a discussão e implementação de medidas para proteger os dados das pessoas também se tornou mais importante.
Sendo assim, pensando na proteção do consumidor contra fraudes digitais, a Serasa garante que os seus dados do Score não ficam visíveis a qualquer pessoa que tente acessá-los e que, portanto, você pode ficar despreocupado.
Segundo a empresa, “o Serasa Score é um serviço oferecido pela Serasa para o conhecimento do próprio consumidor e para auxiliar empresas na análise de crédito e tomada de decisão sobre negócios. Outros consumidores não têm acesso ao seu Serasa Score”.
Em geral, as pessoas não são grandes fãs dos serviços de análise e pontuação baseados em consumo, justamente porque as informações negativas sobre elas podem dificultar na hora de fazer uma compra a prazo ou conseguir um empréstimo.
Entretanto, poucos sabem que o Score também leva em consideração seus dados positivos. Isso quer dizer que o bom comportamento também reflete nos seus pontos, tanto quanto os ruins.
Isso é uma grande vantagem, afinal, uma vez ou outra é possível que você tenha dificuldades para sair das dívidas. Mas, enquanto tiver um histórico geral de bom pagador, ainda terá chances de não baixar tanto a sua pontuação.
Há quem acredite que pessoas que têm maiores salários consigam melhor pontuação no Score. Mas uma coisa não está relacionada à outra.
Como dissemos, o Score leva em consideração o seu histórico de pagamentos de dívidas e seu comportamento como consumidor.
Portanto, vale mais uma pessoa que ganhe pouco e pague as contas em dia do que alguém que tenha renda alta, mas muitas dívidas em atraso.
Saiba que, se você não conseguiu fazer alguma operação de crédito, como um empréstimo, financiamento ou compra a prazo, a Serasa não é a única responsável pela sua negativação.
No Brasil, há 3 outras empresas – também chamadas de birôs de crédito – que também acompanham os perfis dos consumidores: Boa Vista, SPC e Quod.
Portanto, é interessante acompanhar seu perfil em todos, já que cada empresa tem sua própria maneira de fazer a avaliação, o que pode influenciar bastante o resultado da análise do seu perfil.
Estar sempre de olho no seu Score é fundamental para que você aumente seus pontos. Não porque o simples fato de olhar a pontuação possa aumentá-los, mas porque, estando bem-informado, você passa a cuidar mais da sua saúde financeira e isso se reflete no Score.
Além disso, ao acessar o Serasa Score, você consegue descobrir quais transações estão influenciando diretamente a sua pontuação e, assim, fazer algo a respeito, como renegociar uma dívida específica.
Outra informação que nem todo mundo sabe é que consultar o Serasa Score é muito simples e ainda é um serviço gratuito. Veja a seguir o passo a passo:
Agora você já pode acessar seu cadastro e verificar com frequência o seu Score, para saber como o seu perfil de consumidor está no mercado.
Como você pôde perceber, o Serasa Score é um indicativo bastante completo e importante para que você tenha um bom crédito. Mas não precisa se angustiar caso a sua pontuação esteja baixa, pois há operações de crédito que não acessam o seu Score para aprovação.
Aqui no PB Consignado, por exemplo, não verificamos os birôs de crédito para aprovar as contratações de empréstimos consignados.
Isso é possível porque essa modalidade de empréstimo é a mais segura do Brasil, uma vez que as parcelas saem diretamente da sua folha de pagamento da aposentadoria ou outro benefício do INSS ou SIAPE.
Além disso, aqui você encontra as melhores condições para pagamento do seu empréstimo, com as menores taxas do mercado e podendo quitar em até 96 vezes. Ficou interessado? Então faça agora mesmo uma simulação sem compromisso em nosso site!