Uma das possibilidades de minimizar os prejuízos caso você não consiga pagar as parcelas do seu empréstimo consignado é contar com a ajuda de um seguro prestamista.
Mas ele é obrigatório? Como funciona? Confira isso e mais detalhes neste artigo.
O seguro prestamista nada mais é do que um seguro para o seu empréstimo consignado, que garante o pagamento do saldo devedor caso você, por algum motivo, não consiga cumprir com o pagamento acordado.
Basicamente, ele funciona como um intermediário entre o beneficiário do empréstimo consignado e a instituição financeira. Ao contratá-lo, o beneficiário delega à seguradora a responsabilidade de quitar o saldo devedor junto à instituição financeira caso não consiga mais pagar.
De maneira geral, o seguro prestamista é contratado pensando nas seguintes situações:
Assim, o seguro prestamista garante que não haverá inadimplência do beneficiário – ou de seus dependentes – nem ações judiciais movidas pela instituição financeira com a qual o contrato foi firmado.
Para os empréstimos consignados, o seguro prestamista não é obrigatório.
Esse seguro existe para diversas modalidades de crédito, como financiamentos e outros tipos de empréstimos, e para algumas delas pode ser obrigatório – no caso de compra de bens e imóveis, por exemplo, que são operações de prazos maiores e com valores mais altos.
Mas pode ficar tranquilo: para a contratação do empréstimo consignado, o seguro prestamista é opcional e funciona como uma oportunidade para o segurado se sentir mais respaldado no caso de algum imprevisto.
Como o pagamento das parcelas e taxas do consignado ocorre diretamente na folha de pagamento, caso você opte por contratar o seguro prestamista para o seu consignado não vai ser diferente: o valor referente ao seguro virá junto com as parcelas descontadas mensalmente do seu benefício ou salário.
Assim, o valor pago por mês referente ao seu seguro prestamista fará parte do CET (custo efetivo total) do seu empréstimo consignado, que considera o valor da parcela e todas as taxas e encargos incidentes.
A resposta é: sim! Caso, para você, o seguro prestamista não faça sentido, você pode contratar o seu empréstimo consignado sem ele.
No entanto, dependendo da sua área de atuação, pode ser bastante interessante. Profissionais que atuam em áreas ou atividades de risco, por exemplo, podem se beneficiar bastante do seguro, uma vez que estão mais propensos a acidentes de trabalho.
O valor do seguro depende de alguns fatores, como o valor do empréstimo contratado, a idade do segurado e o número de parcelas que você escolheu.
Um segurado mais novo e que pagará em menos parcelas, por exemplo, terá seu seguro prestamista mais barato do que um segurado idoso e que optou pelo número máximo de parcelas para quitar o empréstimo.
Além disso, de maneira geral, o valor do seguro é pago mensalmente, junto com as parcelas. No entanto, caso prefira, pode escolher pagá-lo à vista.
Vale ressaltar que o seguro prestamista costuma ser mais barato do que outras modalidades de seguro, pois é construído coletivamente: conforme mais pessoas pagam, uma reserva financeira é formada para ser usada quando alguém acionar o seguro.
Caso um imprevisto aconteça e você ou algum familiar seu precisem resgatar o valor do seguro, é necessário que entrem em contato com a instituição financeira ou seguradora que o vendeu. Só essa empresa poderá liberar o valor e quitar a dívida do empréstimo consignado.
Serão solicitados alguns documentos:
Viu como o seguro prestamista pode ser uma opção interessante para te apoiar no caso de imprevistos?
Caso ainda não tenha um empréstimo consignado e esteja precisando de auxílio para se manter no azul, aqui, no PB Consignado, você encontra opções excelentes, com taxas de juros a partir de 1,50% ao mês e pagamento em até 96 parcelas.
Ficou interessado? Não deixe de desbloquear o seu benefício e acessar o nosso site para fazer uma simulação.