Saúde mental na terceira idade: sintomas e cuidados para viver melhor

Saúde mental na terceira idade: sintomas e cuidados para viver melhor

Saiba como identificar sinais de problemas emocionais e descubra hábitos simples que ajudam a manter a saúde mental na terceira idade.
26.9.2025
7 minutos
Saúde mental na terceira idade: sintomas e cuidados para viver melhor

Saúde mental na terceira idade: sintomas e cuidados para viver melhor 

A terceira idade e a aposentadoria são uma nova fase da vida – muitas vezes de tranquilidade e atividades voltadas ao lazer: aquele descanso merecido. Mas ser aposentado pode trazer alguns desafios e dificuldades, pois implica na mudança de uma rotina que já é vivida há muito tempo.

Essa nova configuração pode causar sentimentos de solidão e preocupações com o futuro, e a falta do trabalho para ocupar a mente pode se tornar monotonia e tédio. Além disso, o grande acúmulo desses sentimentos pode virar depressão, ansiedade ou síndrome do pânico, por exemplo.

Nesse artigo, você ficará por dentro de como identificar sintomas e cuidar da saúde mental na terceira idade de maneira simpleseficaz acessível, garantindo que sua rotina de aposentadoria seja verdadeiramente tranquila.

Por que preciso me preocupar com a minha saúde mental? 

Já pensou se você trocasse “saúde mental” por “saúde física” nessa pergunta? Quando pensamos na saúde do nosso corpo, nos preocupamos, principalmente, com a parte física: força muscular, joelhos, as condições dos rins, do pulmão, entre outras coisas sentidas – e vistas – na superfície. No entanto, esquecer do que acontece no âmbito psicológico pode ser parte da rotina, mas não deveria.

Muitas vezes, pensamos que se preocupar com a saúde mental é “coisa de jovem”, mas cuidar da mente deve ser uma tarefa contínua, da infância ou adolescência até a terceira idade. O cérebro é a central de controle do nosso corpo e, se ele não está saudável, os reflexos disso vão além do psicológico, pois atingem o físico também.

Dores físicas e cansaço, por exemplo, podem se originar de depressão ou ansiedade – então verifique os sinais que apresentaremos ao longo do texto para arrancar o mal pela raíz ao invés de apenas remediar sintomas. E é sempre bom lembrar: nunca é tarde para começar esse cuidado.

Sinais de alerta: como reconhecer 

Normalmente, as dificuldades com a saúde mental não chegam de repente, são questões que aparecem aos poucos e ficam mais intensas conforme o passar do tempo. Por isso, você pode começar a notar alguns pontos de atenção antes da evolução do quadro de alguma questão psicológica séria, como depressão ou ansiedade. Preste atenção nos sinais:

  • Alterações de humor;

  • Desânimo e falta de apetite;

  • Irritabilidade;

  • Dificuldade para dormir ou dormir demais;

  • Apatia ou tristeza;

  • Dificuldade de raciocínio;

  • Palpitações ou aperto no peito;

  • Falta de interesse por atividades antes prazerosas;

  • Medo constante de que algo ruim aconteça;

  • Dor no corpo ou cabeça;

  • Cansaço excessivo;

  • Abuso de álcool, remédios ou outras substâncias.

Se você se identificou com algum desses sintomas, não hesite em procurar apoio profissional – eles são as pessoas adequadas para ajudar você a cuidar da sua saúde mental. Além disso, também existem alguns cuidados que você pode começar a ter no dia a dia que ajudam a zelar pela sua saúde psicológica. Confira:

5 hábitos que ajudam a cuidar da mente 

Envelhecer bem envolve diversos fatores, pois é um equilíbrio entre os cuidados com a saúde física e com a saúde mental. Quando nos aposentamos, o tempo disponível passa a ser muito maior e, se ele não for aproveitado corretamente, pode gerar algumas questões psicológicas. Tire proveito dessa oportunidade para exercitar o corpo e a mente, já é meio caminho andado! Veja outras sugestões para melhorar sua qualidade de vida:

Pratique exercícios físicos

Fazer atividades físicas não precisa ser complexo: pode ser uma caminhada no bairro onde você mora, em um parque ou até levar o cachorro para passear. Mas, se quiser investir em atividades guiadas por profissionais, aposte em academias, pilates, hidroginástica ou yoga, por exemplo.

Tenha um hobby

Bordado, fotografia, pescaria… aprender coisas novas é uma ótima maneira de afiar o cérebro, e os benefícios não são apenas imediatos, mas se estendem a longo prazo. E, se você já tem uma atividade dessas incluída na sua rotina, melhor ainda!

Tenha uma alimentação saudável

Você sabia que cuidar da alimentação também ajuda na estabilidade emocional? Às vezes, a depressão pode ter a sua causa em deficiências de vitaminas que encontramos facilmente em uma refeição equilibrada. Mantenha uma dieta saudável, com legumes, verduras, frutas e proteínas, seu corpo e sua mente vão agradecer!

Separe momentos para convívio social 

Na terceira idade, a solidão pode causar muita tristeza e ansiedade. Busque manter contato com amigos e familiares, mesmo que pelas redes sociais. Se possível, mantenha uma convivência recorrente com as pessoas próximas – a rotina fica mais leve quando estamos acompanhados.

Saia de casa e tenha contato com a natureza 

Aposentadoria não precisa ser sinônimo de monotonia. Aproveite seu tempo livre para sair de casa, passear, ir até aquele restaurante que sempre pareceu interessante para você. Evite ficar muitos dias seguidos dentro de casa, isso pode causar desânimo e trazer pensamentos ruins e preocupações à tona – às vezes, basta sentir o vento e colocar os pés na grama para começar a se sentir melhor.

Não fique apenas no celular ou assistindo TV 

Hoje em dia, costumamos recorrer às telas quando estamos com tempo livre ou entediados, mas isso pode afetar nossa saúde mental. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram observados aumentos de sintomas de ansiedade depressão em pessoas que ficam muito tempo em frente às telas.   Saiba dosar o uso do celular no seu dia a dia – intercale com atividades de lazer, exercícios físicos e outros tipos de entretenimento. Aproveite para ocupar esse tempo com seu novo hobby!

Cuidar da saúde mental na terceira idade é um passo importante para envelhecer bem. No blog do Paraná Banco, nós abordamos diversos assuntos sobre bem-estar na terceira idade. Continue nesse universo lendo o artigo que fala sobre os 6 cuidados preventivos para o bem-estar na terceira idade. Nos vemos lá!

Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Empréstimo consignado com a segurança de quem é especialista no assunto. Empreste agora.