FGTS emergencial 2022 – o que é, como funciona e quando posso ter acesso?

FGTS emergencial 2022 – o que é, como funciona e quando posso ter acesso?

Você sabia que o saque do FGTS emergencial de 2022 já começou? Neste artigo tiramos todas as dúvidas a respeito!
10.5.2022
9 minutos
FGTS emergencial 2022 – o que é, como funciona e quando posso ter acesso?

Em março de 2022 o governo federal lançou o Programa Renda e Oportunidade, uma série de medidas para alavancar a retomada do emprego e da economia no país.

Dentre as medidas estão, por exemplo, a antecipação do 13º salário do INSS e a ampliação da margem do empréstimo consignado. Além disso, também integra o programa o saque emergencial, ou saque extraordinário do FGTS.

O calendário de pagamento desse saque em caráter emergencial iniciou em 20 de abril e vai até 15 de junho, e o valor fica disponível até 15 de dezembro.

Quer saber mais detalhes sobre como ter acesso a esse benefício? Então continue conosco neste artigo!

O que é o saque emergencial do FGTS?

O saque emergencial do FGTS é uma ação de flexibilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que tem como objetivo permitir que os cidadãos titulares de contas ativas e inativas no FGTS possam sacar até R\$ 1.000,00 de seu saldo em 2022.

A ideia é reduzir o comprometimento da renda e endividamento das famílias em função da crise econômica e sanitária provocada pela pandemia de covid-19. O benefício foi oficializado por meio da Medida Provisória nº 1.105 e estima-se que cerca de 40 milhões de brasileiros serão beneficiados.

Quem poderá fazer o saque emergencial?

A boa notícia é que todo cidadão que tenha saldo em contas ativas ou inativas no FGTS terá direito a fazer o saque emergencial.

Para as pessoas que possuem mais de uma conta vinculada ao FGTS o saque vai priorizar as contas relativas a contratos de trabalhos extintos (iniciando pela conta com menor saldo) e depois vai para as outras contas vinculadas, iniciando também pela conta com menor saldo.

Existe um ponto de atenção, no entanto, para as pessoas que tenham optado pela modalidade de saque-aniversário do FGTS, pois nela você fica limitado a saques anuais e o restante do saldo fica bloqueado.

Nesse caso, a Medida Provisória que regulamenta o saque emergencial deste ano determina que os valores bloqueados não ficarão disponíveis para a modalidade emergencial.

Como consultar o FGTS emergencial?

A consulta ao saldo para saque emergencial está disponível desde o dia 8 de abril pelo aplicativo FGTS ou site da Caixa e também pode ser feita em agências bancárias da Caixa.

Ressaltamos que o aplicativo é a ferramenta mais completa para fazer consultas às informações sobre o seu FGTS, tendo acesso à visualização do saldo de todas as suas contas vinculadas.

Nele você poderá consultar o valor do saque emergencial a ser creditado, a data em que o depósito será realizado na conta poupança digital, optar por não receber os valores, caso não queira realizar o saque, e solicitar o retorno do dinheiro disponibilizado para a conta FGTS.

Para fazer a consulta pelo app, primeiramente faça o download dele na loja de aplicativos do seu smartphone Android ou iOS. Em seguida, faça o login com seu CPF ou cadastre-se, caso ainda não tenha acesso.

Após logar, basta acessar a opção “Saque Extraordinário” na página inicial do aplicativo e pronto! Você terá acesso a todas as informações que listamos acima.

Pelo site, basta acessar a página exclusiva criada pela Caixa para essa consulta e preencher os dados solicitados. Você poderá fazer a consulta com o número do seu CPF ou com o NIS/PIS/PASEP.

Você também precisará confirmar com a senha internet usada no site da Caixa ou cadastrá-la, caso ainda não tenha feito. Assim, terá acesso ao valor e à data em que poderá fazer o saque.

Qual o calendário oficial de pagamentos?

O calendário que estabelece a ordem de liberação do saque emergencial leva em conta o mês de nascimento dos beneficiários.

E, como dissemos anteriormente, os primeiros pagamentos se iniciaram no dia 20 de abril, data em que foram liberados os valores para os cidadãos nascidos no mês de janeiro.

A partir de então, o calendário segue liberando semanalmente os depósitos para cada mês de aniversário do beneficiado, até ser finalizado no dia 15 de junho.

Veja abaixo todas as datas de liberação:

Mês de nascimento Data do depósito
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 4 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 1 de junho
Novembro 8 de junho
Dezembro 15 de junho

Como acessar o valor disponível?

Nas datas acima listadas, os depósitos são feitos diretamente em uma Conta Social Digital aberta automaticamente pela Caixa em nome do beneficiado.

Com o crédito em conta, você pode movimentá-lo diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem, que possibilita o pagamento de boletos e contas no próprio app, ou por meio de cartão de débito virtual ou, ainda, com um QR code em maquininhas de débito.

O valor também poderá ser transferido para outras contas bancárias da CAIXA ou outro banco, ser utilizado em transações por meio do Pix ou ser sacado nos terminais de autoatendimento da CAIXA e nas casas lotéricas.

E se eu não quiser realizar o saque?

Quem não deseja fazer o saque emergencial do FGTS pode recusar o crédito pelo app do FGTS ou procurando uma agência da Caixa, caso em que o dinheiro volta para a conta vinculada do FGTS.

Se o crédito já tiver sido depositado, você pode, da mesma forma, solicitar o estorno à conta do FGTS até o dia 10 de novembro.

E, ainda, caso os valores não sejam movimentados até 15 de dezembro, eles retornarão automaticamente para a conta do FGTS sem nenhum prejuízo ao cidadão.

Viu como não é um “bicho de sete cabeças”? Neste ano você pode ter a chance de sacar até R\$ 1.000,00 do saldo do seu FGTS para sair do aperto.

Esperamos que tenha tirado conosco todas as suas dúvidas sobre o saque emergencial, se você tem direito a ele e quando vai recebê-lo.

Nós do PB Consignado sabemos que em alguns casos as dificuldades financeiras são maiores e precisam de uma ajuda extra.

Então, caso você precise de uma mãozinha para se manter no azul, nós oferecemos ótimas soluções em empréstimos consignados, de maneira simples e com baixas taxas de juros. Basta fazer uma simulação conosco.

Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.Imagem de uma Mulher sorrindo com a mensagem: Conte com o Empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro
Imagem de um Homem utilizando um smartphone com a mensagem: Conte com o PB Consignado para quitar suas dívidas.