O que é o saldo bloqueado do FGTS e como desbloquear?
O FGTS é um direito de todo trabalhador, mas o saque do dinheiro que fica no fundo só pode ser feito em casos específicos, como quando a pessoa é demitida sem justa causa ou no momento da aposentadoria, dentre outras situações.
Entretanto, é possível que, no momento de sacar, o cidadão receba uma notificação de que seu saldo está bloqueado. Quer entender o que é o saldo bloqueado do FGTS e como solucionar a questão? É só continuar nesta leitura conosco!
Quando seu saldo do FGTS está bloqueado, isso significa que você não pode movimentar o dinheiro que está depositado na sua conta do fundo. Existem alguns casos em que isso pode acontecer. Veja abaixo quais são eles e como desbloquear seu saldo em cada situação.
O saque-aniversário é uma modalidade de saque do FGTS que permite que o trabalhador opte por fazer um saque anual de uma parte de seu saldo do fundo de garantia, sempre no mês de seu aniversário.
Quando a pessoa faz a opção de receber o saque-aniversário, ela deixa de ter direito ao saque rescisão, que é a modalidade mais comum, processada em casos de demissão sem justa causa.
Tendo escolhido receber o saque-aniversário, o trabalhador também está sujeito a ter seu saldo bloqueado em duas situações.
A primeira é no caso em que a pessoa optou pelo saque-aniversário e, depois, foi demitida. Quando isso acontece, o trabalhador não poderá ter acesso ao FGTS, mas apenas à multa rescisória de 40%. Assim, os demais valores que estiverem no fundo ficam bloqueados.
Já a segunda situação em que o seu saldo pode ser bloqueado é quando você faz a antecipação do saque-aniversário. Esse procedimento é uma contratação na qual o trabalhador consegue receber adiantadamente várias parcelas do saque-aniversário de uma só vez.
No entanto, ao contratar a antecipação, o saldo do FGTS é utilizado como garantia da transação e, portanto, fica bloqueado até que o contrato seja quitado. Ou seja, para desbloquear os valores do fundo é preciso esperar que o adiantamento seja quitado.
Nesses casos, para desbloquear o saldo será preciso retornar à modalidade de saque-rescisão do FGTS. Mas é importante lembrar que a mudança só será efetivada depois de 2 anos contados a partir da data de solicitação de retorno.
Também é possível que seu saldo seja bloqueado devido a alguma contratação de empréstimo que utilize o FGTS como garantia. O bloqueio acontece nos casos em que o valor utilizado como garantia do empréstimo seja igual aos 40% da multa rescisória mais 10% do valor do saldo.
Nesse caso, o desbloqueio é feito quando o empréstimo é quitado. E caso você queira desbloquear com antecedência o seu saldo, é possível antecipar as parcelas do empréstimo, terminando de pagar a dívida e liberando o FGTS.
Agora, um caso bastante específico em que o saldo do FGTS pode ser bloqueado é quando isso é imposto pela justiça. Isso ocorre quando o trabalhador não está pagando a pensão alimentícia que lhe cabe.
No processo judicial é possível, inclusive, haver uma solicitação à Caixa para que o banco faça o pagamento da pensão alimentícia que o trabalhador deve utilizando o próprio saldo do FGTS.
E como você já deve imaginar, para desbloquear o fundo de garantia, neste caso, é preciso quitar toda a dívida que a pessoa tiver relacionada à pensão alimentícia.
E então, tiramos suas dúvidas a respeito do saldo bloqueado do FGTS? Agora você já sabe em quais situações isso pode acontecer e como é possível fazer o desbloqueio.
Para ficar sempre bem-informado sobre as notícias mais importantes a respeito do FGTS, INSS, aposentadoria, entre outros, é só ficar ligado aqui no blog do PB Consignado. Nós trazemos informações quentinhas para deixar você a par de tudo o que acontece. Até a próxima!