O salário-maternidade é um direito garantido pelo Constituição Federal brasileira e é de suma importância para milhares de brasileiras e brasileiros. Continue conosco nesta leitura para entender melhor o que é o salário-maternidade, quem tem direito e como solicitar o benefício.
O salário-maternidade está atrelado à licença-maternidade e é um benefício previdenciário, assim como a aposentadoria da mulher, que garante às gestantes, adotantes ou mulheres que sofreram aborto não criminoso um salário durante o afastamento de suas atividades trabalhistas.
Portanto, é uma maneira de manter os ganhos financeiros de mulheres trabalhadoras vinculadas ao INSS como seguradas e que tiveram filho recentemente, adotaram ou receberam a guarda judicial de criança de até 8 anos de idade, ou sofreram um aborto não criminal.
A duração do benefício depende do motivo de sua origem:
Lembrando que os homens também, caso sejam pais adotantes, têm o respaldo da lei para receberem salário-maternidade pelo período de 120 dias.
Podem solicitar o benefício as pessoas que atenderem aos seguintes requisitos na data do parto, aborto ou adoção:
Também é importante notar que é preciso ter cumprido uma quantidade mínima de meses trabalhados para ter direito ao salário-maternidade. As carências são as seguintes:
Como você pode notar, o salário-maternidade é um direito garantido não só a pessoas que trabalham segundo o regime CLT, mas também a autônomos que contribuem com o INSS. Assim, é um benefício de extrema importância para apoiar mulheres empreendedoras, que costumam enfrentar muitas dificuldades para criar e manter seus negócios.
A boa notícia é que receber o salário-maternidade está cada vez mais fácil! Quem é CLT não precisa se preocupar com processos específicos, pois a própria empresa empregadora cuida da papelada junto ao INSS e paga a licença que depois será ressarcida pelo Instituto.
Já para autônomos, desempregados e outras categorias, a solicitação do benefício, que antes era feita diretamente em agências do INSS, agora pode também ser feita pela plataforma online Meu INSS.
Para fazer a solicitação remotamente por essa plataforma, basta seguir os passos:
Seja pelo Meu INSS ou diretamente em uma agência da Previdência Social, os documentos solicitados são:
Além disso, existem requisitos específicos em alguns casos:
Viu como não é difícil fazer valer os seus direitos? O salário-maternidade e outros benefícios previdenciários são de extrema importância para milhares de brasileiros. E nós, do PB Consignado, trazemos sempre as informações mais importantes para que você possa garantir tudo o que está à sua disposição.
Continue acompanhando o nosso blog, e até a próxima!