Se você precisa utilizar os serviços de instituições financeiras, já deve ter encontrado muitos termos técnicos e complicados pelo caminho. Para os usuários de cartão de crédito consignado, duas siglas são de extrema importância: Reserva de Margem Consignável (RMC) e Reserva de Cartão Consignado (RCC). Continue a leitura para entender como cada reserva funciona e quais os impactos no seu crédito.
Com a RMC, você pode pegar um empréstimo de até 5% da margem do seu cartão de crédito consignado — ela funciona como um saque ou adiantamento do seu limite, que será descontado posteriormente na fatura do seu cartão.
Confira o passo a passo para localizar a cobrança no seu extrato do benefício:
Com a RCC, você ganha 5% de margem de crédito no seu cartão benefício consignado para usar com compras. O valor das parcelas da fatura também é descontado diretamente do seu benefício, facilitando o processo.
O cartão de crédito consignado pode ser utilizado por pensionistas, aposentados, servidores públicos e alguns trabalhadores que têm carteira assinada (CLT) — nesse caso, quando a empresa em que trabalham possui convênio com alguma instituição financeira. Alguns benefícios do cartão de crédito consignado são:
A diferença do cartão benefício é o público: ele é exclusivo para beneficiários do INSS. Além disso, ele pode ser usado junto com a contratação de outros empréstimos e com o cartão de crédito consignado — ou seja, ao utilizar os dois cartões, você ganha margem de crédito em dobro. Confira algumas vantagens:
Todo mundo, em algum momento da vida, já precisou de um dinheiro na conta rapidamente. A modalidade de saque complementar dá essa opção para você — é possível sacar até 70% do seu limite de crédito do cartão benefício como dinheiro de verdade, que cai na conta mais rápido do que você imagina. Conte com o saque complementar em casos de emergências, para pagar contas, para compor a renda mensal — você decide!
A margem consignável corresponde ao valor total da renda mensal que pode ser comprometida em empréstimos consignados. Vamos pensar em um exemplo prático – a regra geral do INSS é a seguinte:
Se você é aposentado ou pensionista do INSS, a consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS na opção Extrato de Empréstimo Consignado. No caso de servidores públicos, a consulta se dá pelo aplicativo SouGov.br.
Aqui no Paraná Banco, buscamos facilitar a sua rotina e ajudar na resolução dos seus problemas financeiros — temos ótimas oportunidades para você ficar mais aliviado! Confira suas opções para uma vida mais tranquila.