Como será a retomada do atendimento presencial do INSS?

Como será a retomada do atendimento presencial do INSS?

O INSS está retomando gradualmente seus atendimentos presenciais. Veja aqui como isso vai funcionar.
12.7.2022
9 minutos
Como será a retomada do atendimento presencial do INSS?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a retomada gradual do atendimento presencial a seus beneficiários após mais de dois anos atendendo de maneira parcial e agendada, devido à pandemia de covid-19.

Quer saber tudo sobre como vai funcionar esse retorno? É só continuar com a gente nesta leitura!

O que vai mudar com a retomada aos atendimentos presenciais?

O estado de emergência gerado pela pandemia de covid-19 a partir de março de 2020 levou muitos órgãos públicos e privados a se reorganizarem para que suas atividades fossem continuadas respeitando as premissas de segurança sanitária estabelecidas para a contingência da situação.

Sendo assim, o INSS teve muitas de suas atividades interrompidas ou modificadas. Muitos processos passaram a ser feitos exclusivamente de forma remota, incluindo as solicitações de benefícios.

Após um primeiro momento de interrupção total dos atendimentos, apenas as atividades que realmente não podiam ser realizadas à distância, como as perícias médicas, foram mantidas, mas em caráter especial e com agendamento remoto prévio.

Agora, com a notícia de que o atendimento presencial será retomado, todos os serviços que passaram a ser feitos apenas pelo site ou app do Meu INSS ou pelo telefone de atendimento 135 do INSS poderão ser feitos presencialmente.

Assim, os beneficiários da Previdência Social que tiverem dificuldades de acessar os serviços virtualmente terão novamente a possibilidade de ir até uma agência física do INSS para serem atendidos.

No entanto, para que essa retomada seja feita da maneira mais segura possível, foram estabelecidas normas que deverão ser seguidas à risca no retorno ao atendimento nas agências, afinal, a pandemia do coronavírus ainda não acabou.

E quais são as medidas de segurança para a retomada?

Primeiramente, precisamos distinguir as duas maneiras pelas quais se pode chegar ao atendimento presencial no INSS.

A primeira delas é o atendimento espontâneo, ou seja, aquele em que uma pessoa vai diretamente até uma agência física e passa por uma triagem para seu atendimento ou recebe orientações para suas dúvidas em um guichê.

Neste primeiro momento de retomada, o atendimento presencial espontâneo funcionará de acordo com a capacidade de atendimento de cada agência e estará disponível para:

  • agendar serviços;
  • acompanhar decisões judiciais;
  • emitir a senha do br;
  • receber informações gerais sobre serviços beneficiários;
  • entre outros.

Já a segunda modalidade de atendimento presencial é o atendimento agendado, no qual o cidadão comparece à agência em data e hora agendadas previamente via site ou app Meu INSS.

Tendo isso em mente, veja a seguir as principais normas para o atendimento presencial nessa retomada do INSS.

Identificação

Todo cidadão deverá ser obrigatoriamente identificado com um documento oficial com foto para ser atendido presencialmente pelo INSS. Anteriormente, essa regra valia apenas para maiores de 16 anos, mas foi estendida para todos.

Isso também vale para representantes legais, que, além de comparecerem com seu documento oficial, também precisam ter um documento de comprovação da representação legal.

 

Triagem

Para evitar filas e aglomerações, a triagem deverá ser feita mediante emissão de senhas. E o atendimento também deve ser prioritário aos idosos com 80 anos ou mais.

Além disso, as regras garantem uma tolerância para atrasos na triagem de até 15 minutos, desde que sempre respeitando o horário de atendimento da agência da previdência social em questão.

O responsável pela triagem deverá:

  • identificar o cidadão, conforme dito acima;
  • emitir e entregar ao cidadão a senha para atendimento.

É importante notar que a triagem será feita apenas para os atendimentos agendados. Caso o cidadão não tenha agendamento, deverá ser orientado a fazê-lo pelos meios remotos.

Em último caso, se o cidadão alegar que não tem meios de fazer o agendamento remotamente, este deverá ser feito na própria agência.

Requerimentos

Os requerimentos de benefícios deverão ser feitos por meio remoto, com exceção para os casos em que, como dito no tópico anterior, o cidadão alegue não ter os meios para tal.

Nesses casos, os agentes deverão solicitar o requerimento por meio do agendamento simplificado, que foi criado para atender mais rapidamente aos serviços de baixa complexidade.

Para casos de maior complexidade que não possam ser resolvidos de maneira remota, o processo utilizado será o de agendamento específico.

Emissão de documentos

O beneficiário do INSS também poderá solicitar a emissão de documentos previdenciários presencialmente na agência, mediante agendamento prévio. Os documentos que poderão ser solicitados são:

E qual será o horário do atendimento presencial?

De acordo com as normas projetadas para esse momento de retomada do atendimento presencial do INSS, o horário de funcionamento deverá observar o horário de trabalho de seus funcionários.

Assim, o atendimento presencial será feito em dias úteis, no horário das 7h às 14h.

Mais canais de atendimento

A retomada do atendimento presencial do INSS é, sem dúvida, um grande alívio para muitos beneficiários, especialmente os que têm dificuldade de acesso aos serviços remotos.

No entanto, é importante ressaltar a importância e facilidade de usar os meios virtuais de atendimento. Como dissemos anteriormente, os segurados do INSS podem contar com o atendimento via site ou app Meu INSS, além do telefone 135 para diversas situações.

Por esses meios, é possível fazer requerimentos e consultas diversas relacionadas a seus benefícios. Lembrando que o atendimento telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e a ligação é gratuita.

 

E aí, gostou das informações que trouxemos para você? Esperamos que a retomada dos atendimentos presenciais do INSS possa ajudar a você e a milhares de beneficiários.

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