Quantas parcelas preciso pagar para refinanciar o empréstimo consignado?

Quantas parcelas preciso pagar para refinanciar o empréstimo consignado?

Quer saber quanto precisa já ter pagado para conseguir refinanciar seu empréstimo consignado? Veja isso e mais no texto.
28.6.2022
5 minutos
Quantas parcelas preciso pagar para refinanciar o empréstimo consignado?

Talvez nem todo mundo saiba, mas refinanciar o empréstimo consignado é uma possibilidade para quem precisa de mais crédito.

Mas como fazer isso? Quanto é necessário pagar do seu empréstimo consignado? Acompanhe o texto e entenda!

Como funciona o refinanciamento do empréstimo consignado?

Assim como com qualquer dívida – e aqui lembramos que, na prática, um empréstimo contratado, é uma dívida, mas controlada, pois você escolheu as taxas de juros e as parcelas que cabiam no seu bolso –, seu refinanciamento é possível quando uma parte do valor já está pago.

Para o empréstimo consignado, no entanto, isso pode ter uma consequência positiva: se você já pagou determinado número de parcelas e não contratou outros empréstimos consignados, isso significa que, com o tempo, vem liberando sua margem consignável.

Atualmente, a margem está determinada em 40%, podendo até 35% da renda ou benefício mensal ser comprometido com o pagamento das parcelas do consignado e os 5% restantes com o pagamento de dívidas oriundas do cartão de crédito consignado.

Com a liberação de sua margem consignável, durante o refinanciamento do seu empréstimo, você pode solicitar mais crédito e redividir o pagamento do total recebido em uma quantidade nova de parcelas, que melhor se adeque à realidade que você está vivendo no momento.

E quanto já preciso ter pagado para conseguir refinanciar o empréstimo consignado?

Para que você consiga refinanciar seu empréstimo consignado basta ter quitado entre 15% e 30% da dívida.

O número de parcelas, porém, depende diretamente da negociação que você fez no momento da contratação do seu empréstimo. Caso tenha optado por pagar o valor recebido em poucas parcelas, você não precisará esperar muito tempo para conseguir solicitar o refinanciamento.

No entanto, se tiver optado por diluir a dívida ao longo do tempo – pois os consignados podem oferecer pagamento em diversos anos –, pode ser necessário esperar alguns meses para conseguir refinanciar.

Quais as vantagens de refinanciar o empréstimo consignado?

Caso esteja na dúvida sobre se refinanciar seu empréstimo consignado é a melhor opção, trouxemos uma lista com as principais vantagens em optar pelo refinanciamento:

  • as condições após o refinanciamento podem ser melhores do que as da contratação inicial – isso mesmo, é possível conseguir menos juros, menos parcelas e mais crédito;
  • é possível receber em dinheiro a diferença entre o antigo contrato de empréstimo consignado e o novo – ou, como é comumente chamado, o “troco” do contrato;
  • caso já tenha liberado mais da sua margem consignável, é uma boa maneira de conseguir mais crédito, com pouca burocracia;

E lembrando que, tanto na contratação como no refinanciamento de um empréstimo consignado, não há consulta ao SPC nem ao Serasa. Assim, caso esteja com o nome negativado, ainda consegue refinanciar o seu empréstimo e, com isso, obter a ajuda que precisa para voltar a ficar no azul.

Ficou interessado? Se você já tiver um empréstimo consignado com a gente, do PB Consignado, acesse o nosso site aqui e peça já o seu refinanciamento! Caso não seja nosso cliente, você pode fazer a portabilidade e negociar novas condições conosco.

Notícias sempre fresquinhas

Cadastre seu e-mail e receba notícias, dicas e informações sobre como cuidar melhor do seu dinheiro