Agora que o Ano-Novo já está um pouco distante, outra figura começa a causar preocupação na maioria dos brasileiros: o leão da Receita Federal.
Uma preocupação anual, a Declaração do Imposto de Renda sempre causa muitas dúvidas: quem precisa declarar, quais os documentos necessários, além do receio constante de fazer algo errado e ser prejudicado.
Acompanhe o post e entenda se você deve declarar o IR neste ano e quais os documentos necessários.
As regras são simples. Você precisa entregar a sua Declaração de Imposto de Renda caso se enquadre em pelo menos uma das condições abaixo:
Caso você se enquadre em pelo menos uma dessas regras, já se prepare para acompanhar o próximo passo e separar todos os documentos necessários para a sua declaração.
Para fazer a sua declaração, é necessário ter em mãos documentos que comprovem a sua identidade, assim como gastos e receitas.
Confira a seguir a lista dos principais documentos exigidos para a Declaração de IR:
Vale ressaltar que esses são os documentos mais comumente solicitados, ok? Em geral, servem para a maior parte dos brasileiros. No entanto, em casos mais específicos, outros documentos podem ser necessários.
Por exemplo: caso você tenha o costume de fazer operações na bolsa de valores, precisa guardar todas as notas de corretagem da sua corretora de valores ao longo do ano para usar na declaração de IR.
Outro exemplo: se você for pesquisador bolsista de alguma universidade pública, provavelmente precisará de documentos que comprovem seu vínculo à instituição pagante.
Fique tranquilo que, aqui, no PB Consignado, você poderá encontrar todas as informações necessárias para a Declaração do Imposto de Renda em 2023. Sabemos que é um assunto delicado e estamos aqui para ajudar.
Continue atento ao blog, estamos sempre trazendo todas as atualizações em primeira mão para você!