Com uma expectativa de vida de mais de 75 anos de idade atualmente, os brasileiros passaram a idealizar cada vez mais uma melhor qualidade de vida na aposentadoria. São pessoas que esperam não apenas um auxílio previdenciário digno, mas também acesso à saúde e lazer garantidos após tantos anos dedicados ao trabalho.
Para isso, é necessário que haja políticas públicas que estruturem e viabilizem tanto os serviços e auxílios previdenciários quanto de saúde, mobilidade e lazer para esse público, mas também é de suma importância que haja uma preparação dessas pessoas para a aposentadoria, ainda enquanto estão trabalhando.
Pensando nisso, foram criados os Programas de Educação para Aposentadoria (PEA), a fim de auxiliar e acompanhar os trabalhadores durante sua vida profissional para estarem preparados para a aposentadoria.
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo!
Os Programas de Educação para Aposentadoria são encontros e cursos especialmente criados para auxiliar os trabalhadores, ao longo de sua carreira, a se prepararem para a aposentadoria.
De forma geral, seria importante ter Programas de Educação para Aposentadoria em todos os ambientes de trabalho, para todos os colaboradores de empresas e instituições.
Mas, na prática, no Brasil esses programas têm sido mais implementados em órgãos e instituições públicas, a fim de apoiar servidores e funcionários públicos a terem uma aposentadoria melhor.
Embora em menor número, algumas empresas privadas também oferecem PEAs como parte dos benefícios para seus colaboradores, mas essa iniciativa ainda precisa ser mais difundida – inclusive, pode ser uma demanda levada pelos funcionários a seus empregadores.
Quando falamos em uma aposentadoria melhor, é comum pensarmos no aspecto financeiro, afinal, trabalhamos a vida toda pensando em como ganhar mais na aposentadoria, para conseguir manter a qualidade de vida nesse período.
Entretanto, também devemos levar em conta questões como saúde física e mental, sociabilização e vulnerabilidade nessa etapa da vida, pontos para os quais é possível se preparar da mesma forma, amenizando dificuldades nessas áreas na aposentadoria.
Pensando nisso, os PEA devem ser multidisciplinares, auxiliando os trabalhadores a se prepararem de modo integral para lidar com todos esses aspectos.
Confira, a seguir, mais detalhes sobre os aspectos abordados nos PEAs.
Como dissemos, o aspecto financeiro é um dos que mais preocupa os trabalhadores quando pensam na aposentadoria. Isso diz respeito, principalmente, ao valor que receberão como benefício previdenciário.
Nesse sentido, os PEAs devem abordar o sistema previdenciário brasileiro, explicando a seus funcionários como funciona a previdência pública e privada, dando suporte para que entendam os cálculos e regras da aposentadoria e qual o processo para a aposentação.
Além disso, os programas também devem trazer a educação financeira como uma maneira de os trabalhadores cuidarem de suas finanças desde cedo, enquanto ainda estão ativos, e pensando em estratégias para lidar com os custos de vida após a aposentadoria.
Para isso, é possível trazer conteúdos para ensinar os funcionários á poupar e investir dinheiro, além de apresentar benefícios que os aposentados têm, como pagar 50% do valor de diversos serviços ou a possibilidade de tomar crédito mais facilmente e com menores taxas, como por meio de empréstimos consignados.
É comum se preocupar com a saúde física após a aposentadoria, principalmente porque, quando falamos da melhor idade, sabemos que a saúde costuma estar mais frágil, embora hoje em dia seja possível chegar à velhice com muita energia.
Mas, para ter uma saúde melhor no futuro, é necessário começar a cuidar dela desde cedo, e os PEAs podem e devem apoiar os trabalhadores a terem hábitos mais saudáveis, tratando de temas como alimentação e atividades físicas, além de incentivar o acompanhamento médico para checkups periódicos.
A saúde mental muitas vezes é negligenciada ao longo da vida, e isso tem consequências sérias na velhice. Afinal, após a aposentadoria as pessoas muitas vezes passam a sentir que não têm mais utilidade e podem entrar em quadros depressivos e de apatia.
Assim, tratar de temas relacionados à saúde mental desde antes da aposentadoria é fundamental para que o bem-estar emocional não seja deixado de lado ao longo da vida do trabalhador, preparando-o melhor para o futuro.
Ao longo da vida, é comum que os círculos sociais diminuam. E a aposentadoria costuma ser uma fase em que a maior parte das pessoas costuma contar apenas com a família mais próxima, o que pode deixar o aposentado bastante vulnerável quando não há muitas pessoas por perto.
Portanto, os PEAs também abordam a importância de criar e manter vínculos ao longo da vida, valorizando a interação humana, afinal, ninguém consegue viver sozinho.
Cuidando de todos os aspectos anteriores, é de se esperar que os aposentados queriam se manter ativos, seja profissionalmente ou com atividades educacionais ou de lazer.
Nesse sentido, os PEAs também devem informar que aposentados podem investir em novas profissões, trabalhar de carteira assinada, prestar concursos, ou mesmo empreender e ter o próprio negócio.
Além disso, os programas ainda podem apresentar as inúmeras possibilidades e facilidades que os aposentados podem ter para fazer atividades diferentes, como exercícios, artesanato e até cursos especiais em escolas e universidades.
São muitas as vantagens dos Programas de Educação para Aposentados, afinal a aposentadoria pode ser uma fase de descanso, mas também de produtividade e de viver bons momentos, seja trabalhando, estudando ou aproveitando o lazer com as pessoas que você ama.
Se preparar para a aposentadoria é fundamental para viver essa fase da melhor forma, aproveitando todos os benefícios que ela tem. E aqui, no PB Consignado, nós te apoiamos financeiramente nessa etapa, para que você possa se manter no azul e realizar seus sonhos.
Aqui você encontra as melhores condições em empréstimos consignados, a modalidade de crédito com as menores taxas do Brasil e muita segurança, podendo pagar em até 84 vezes.
Se interessou? Então, faça agora mesmo uma simulação conosco!