Investir em educação é essencial para o bom desenvolvimento dos cidadãos. Pensando nisso, em 2023 o Paraná realizou concurso público para a contratação de novos profissionais da área.
No início de 2024, acontece a posse de professores e pedagogos aprovados no processo seletivo. Acompanhe o post para conferir todos os detalhes.
No estado do Paraná, o último concurso objetivando a contratação de professores havia sido executado em 2013, há mais de dez anos. Com isso, as escolas da rede estadual estavam bastante necessitadas de novos profissionais.
Em 2023, o Governo do Estado promoveu novo certame, com mais de 76 mil inscritos para as cerca de 1.250 vagas disponíveis, sendo 1.109 vagas para professores de especialidades que compõem a matriz curricular e 147 vagas para professores pedagogos.
As especialidades que compõem a matriz curricular são: artes, biologia, ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, espanhol, inglês, matemática, português, química e sociologia.
As provas foram realizadas ao longo do ano de 2023 e o resultado saiu em 14 de novembro (Edital n.º 011/2023-DRH/SEAP). A posse dos 1.195 novos professores e pedagogos foi iniciada já em 2024, em duas etapas.
Em 15 de janeiro de 2024, assinaram os termos os profissionais de artes, biologia, ciências, educação física, história, língua estrangeira (espanhol e inglês), pedagogia e química.
No dia seguinte, em 16 de janeiro, assinaram seus termos os profissionais de filosofia, física, geografia, matemática e português, encerrando o processo.
A partir de fevereiro de 2024, a rede estadual do Paraná iniciou o ano letivo já com os aprovados no concurso compondo o novo quadro de profissionais.
Com isso, a sobrecarga no servidor estadual que atua nessas escolas diminui, melhorando tanto a qualidade de seu trabalho, com impactos diretos em sua saúde mental, como nos resultados atingidos.
Segundo a Agência Estadual de Notícias do Paraná, todos os 32 Núcleos Regionais de Educação contarão com novos profissionais. Curitiba, por exemplo, receberá 98 dos convocados, enquanto Ibaiti receberá 17.
Dessa forma, todo o estado se beneficia da posse de professores e pedagogos, garantindo o acesso à educação de qualidade aos paranaenses.
Os profissionais convocados podem esperar alguns benefícios – além da estabilidade, talvez a vantagem mais conhecida quando o assunto são cargos públicos, tornar-se servidor estadual é bastante interessante. Veja:
Os empréstimos consignados são uma opção excelente para quem quer sair das dívidas ou está em busca de uma mãozinha para realizar algum sonho.
Com a gente, do PB Consignado, você encontra condições excelentes para contratar o seu, podendo realizar o pagamento em até 96 parcelas. Ah, e a contratação é 100% digital e segura!
Ficou interessado? Então faça agora mesmo uma simulação com a gente.